21h03min - 19 de Janeiro de 2011 Atualizado em 04h03min - 28 de Junho de 2013

Governador Antonio Anastasia anuncia criação de grupo de trabalho para auxiliar prefeituras atingidas pelas chuvas

BELO HORIZONTE (19/01/11) - O governador Antonio Anastasia anunciou, nesta quarta-feira (19), em Pouso Alegre, no Sul de Minas, a criação de grupo de trabalho multidisciplinar para prestar assessoria técnica às prefeituras das cidades atingidas pelas chuvas. O grupo irá colaborar com os prefeitos, orientando sobre a elaboração de projetos necessários para a recuperação da infraestrutura danificada ou destruída pelas enchentes. Antonio Anastasia também anunciou a liberação de R$ 3 milhões para obras em Santa Rita do Sapucaí e a reconstrução de pontes danificadas no município Ipuiúna.

“Estamos montando, a partir de segunda-feira, dentro da escola da Defesa Civil da Cidade Administrativa, em Belo Horizonte, toda uma estrutura para que as prefeituras municipais tenham o apoio técnico para que esses projetos sejam apresentados. Ou seja, quando o dinheiro for liberado, os projetos estarão prontos. Os municípios têm que apresentar projetos, e muitos não têm condição de fazê-lo ou demoram um pouco”, afirmou o governador em entrevista em Pouso Alegre.

De acordo com o governador, o pedido de verba emergencial para socorrer os municípios mineiros vítimas das chuvas foi entregue nesta quarta-feira (19) em Brasília (DF), ao ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, pelo secretário de Estado de Transportes e Obras Públicas, Carlos Melles. O valor solicitado é de R$ 250 milhões e serão destinados a projetos de infraestrutura para municípios mineiros, como obras de recuperação de estradas estaduais e vicinais, recuperação de casas, entre outras.

Prevenção

Em Pouso Alegre, o governador percorreu o bairro São Geraldo, um dos mais prejudicados pelas chuvas na cidade. No município, 221 pessoas estão desabrigadas e duas mil desalojadas, de acordo com a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec). Antonio Anastasia afirmou que o Governo do Estado já garantiu recursos para a obra de uma avenida dique, em Pouso Alegre, que diminuirá os efeitos das enchentes. A obra será realizada em parceria com a prefeitura e o governo federal.

“Sabemos que a geografia de Pouso Alegre favorece um pouco as enchentes, porque há uma parte da cidade que está ao nível dos rios. Essas obras estão com os recursos assegurados. Dependemos somente da conclusão das autorizações ambientais. O secretário do Meio Ambiente nos garantiu que está dando a licença ad referendum, porque os últimos protocolos foram cumpridos”, afirmou o governador.

Galerias pluviais e recuperação de pontes

De Pouso Alegre, o governador seguiu para Santa Rita de Sapucaí e Ipuiúna, cidades que também sofrem com os efeitos das fortes chuvas desde o início de janeiro. No último sábado (15), Anastasia visitou Carvalhos, Alagoa, Aiuruoca, Itamonte e São Lourenço, também no Sul de Minas.

Em Santa Rita do Sapucaí, Antonio Anastasia anunciou a liberação de R$ 3 milhões para o projeto de construção de galerias pluviais. Ele visitou o bairro Maristela, conhecido como Várzea, o mais atingido pelas enchentes na cidade. Em Ipuiúna, o governador sobrevoou áreas atingidas pelas chuvas e visitou famílias desabrigadas. O governador também anunciou a liberação de recursos para reconstrução de duas pontes sobre o rio Pardo destruídas pelas chuvas.