19h04min - 09 de Fevereiro de 2011 Atualizado em 12h05min - 27 de Junho de 2013

Governador Antonio Anastasia destaca importância do Sebrae para o fortalecimento das micro e pequenas empresas

BRASÍLIA (09/02/11) - O governador Antonio Anastasia participou, nesta quarta-feira (9), em Brasília (DF), da solenidade de posse do presidente do Conselho Deliberativo Nacional e da Diretoria Executiva do Sebrae para o período 2011 a 2014. Assumiu o cargo, o mineiro Roberto Simões, ex-presidente do Sebrae-MG e atual presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg). Antonio Anastasia afirmou que o trabalho realizado pelo Sebrae é fundamental para o fortalecimento das micro e pequenas empresas e para a geração de empregos de qualidade, uma das principais metas do Governo de Minas.

“Acho que a questão da microempresa cada vez mais temos que investir e aprofundar. Por que motivo? É ela que gera mais empregos. Temos em Minas Gerais, hoje, uma grande obsessão que é gerar empregos de qualidade. E não há dúvida alguma que as micro e pequenas empresas geram um número maior de empregos. Então, todo tipo de estímulo será dado para que isso ocorra. O Sebrae é uma referência, hoje, nacional e, até internacional, pelo bom exemplo que dá a favor do pequeno e micro empresário no Brasil. É uma instituição relativamente jovem no Brasil, mas já disse a que veio e tem feito belos trabalhos ”, disse o governador Antonio Anastasia.

Empreendedorismo

Segundo o governador, a parceria entre o Governo de Minas e o Sebrae tem sido fundamental na qualificação dos empresários e no empreendedorismo em todas as áreas.

“O Sebrae é parceiro de primeira hora não só do Governo do Estado, mas da sociedade e dos empresários. Realiza um belíssimo trabalho, quer de qualificação, quer de apoio aos empresários, ao empreendedorismo, no turismo, no comércio, em todas as áreas. Então, é uma instituição que encontrou, de maneira muito feliz, o seu lugar na sociedade brasileira. Agora, para nós, mineiros, é uma satisfação ainda maior com a posse de Roberto Simões”, afirmou o governador.

Durante a solenidade, foi realizada a cerimônia pública de transmissão de cargo, já que a posse oficial da nova direção da instituição ocorreu em 20 de janeiro. O governador participou da cerimônia ao lado do ex-presidente do Sebrae, Adelmir Santana; do ex-diretor presidente Paulo Okamotto; do novo diretor-presidente Luiz Eduardo Barreto Filho; do ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel; do presidente da Câmara dos Deputados, deputado federal Marco Maia (PT-RS); e do governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz.

Novo presidente do Sebrae

Natural de Paraopeba, na região Central do Estado, Roberto Simões é engenheiro agrônomo e mestre em Economia Rural (UFV - Viçosa). Casado e pai de três filhos, é vice-presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), presidente da Faemg e do Conselho Administrativo do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-AR/MG). Também é membro do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social do Estado e do Conselho Administrativo da Emater-MG.

Atuou como diretor-geral do Centro de Estudos Rurais (1966-1974), da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais; diretor-substituto do Conselho Nacional de Desenvolvimento da Pecuária - Condepe (1974-1977); coordenador-geral da Comissão Estadual de Planejamento Agrícola de Minas Gerais - Cepa/MG (1977-1978). Em 1978, ingressou na Faemg como chefe do Departamento de Estudos Econômicos. Em 1990, assumiu o cargo de diretor-secretário, função acumulada com a de superintendente do Senar-AR/MG, a partir de 1994. Em 2005, se tornou presidente das duas instituições.