Minas por Região
Governador

15h10min - 27 de Julho de 2011 Atualizado em 06h38min - 30 de Junho de 2013

Governador Antonio Anastasia destaca momento positivo da economia de Minas Gerais para grupo de empresários japoneses

TÓQUIO (27/07/11) - O governador Antonio Anastasia encerrou, nesta quarta-feira (27), sua viagem oficial de três dias ao Japão. No principal compromisso do dia, Anastasia proferiu palestra para cerca de 70 empresários na sede do Keidanren, entidade nacional que congrega indústrias de diversos setores. Durante a tarde, a comitiva do Governo de Minas reuniu-se com diretores de órgãos de fomento japoneses. 

Para o governador, a missão ao Japão cumpriu seu papel e alinhou-se ao principal foco de seu governo, a continuidade do desenvolvimento econômico e geração de empregos de qualidade no Estado. 

“A receptividade que sentimos em todos os encontros realizados aqui nos dá a certeza de que, além das boas notícias já recebidas sobre novos investimentos em Minas, desdobramentos muito favoráveis ainda virão dessa nossa viagem. Visitamos algumas das principais empresas japonesas, recebemos compromissos importantes e deixamos o Japão muito otimistas, certos de que o relacionamento econômico e político entre Minas Gerais e o Japão deu um passo muito positivo”, disse o governador.

O embaixador do Brasil no Japão, Marcos Galvão, destacou um importante aspecto da visita do governador mineiro ao país asiático. 

“Nesse novo ciclo de governadores, Anastasia é o primeiro a visitar o Japão, em sua primeira viagem oficial ao exterior. A importância dessa escolha certamente será reconhecida aqui. As empresas japonesas, que se retraíram durante um certo tempo em relação ao Brasil, estão redescobrindo o país. Como Minas Gerais tem laços importantes com o Japão há muito tempo, essa visita poderá ajudar a reforçar essa redescoberta e fazer com que aumente a presença das empresas, gerando oportunidades de emprego e contribuindo para o desenvolvimento do Brasil”, afirmou o embaixador.

Em sua apresentação no Keidanren, denominada “Minas Gerais, seu melhor investimento”, Anastasia mostrou aos representantes de empresas de setores como mineração, energia, papel e celulose e eletroeletrônicos as oportunidades que o Estado oferece para a presença delas.

O governador mostrou dados como o crescimento do PIB em 2010 (10,9%) e os principais destaques da indústria mineira, como a produção de aço, cimento e minério de ferro, áreas de grande interesse das empresas japonesas. 

Os números do agronegócio mineiro, responsável por 24,4% das exportações do Estado no ano passado, foram destaque na apresentação do governador, principalmente aqueles relativos à produção de café, soja, leite, carne bovina, cana de açúcar e etanol. 

O Japão é o segundo país de destino das exportações mineiras. O saldo da balança comercial estadual (US$ 21,2 bilhões) e os principais produtos exportados por Minas Gerais fizeram parte da exposição, além da participação do Estado no total das exportações do Brasil em 2010 (15,5%). 

Em relação à infraestrutura, Anastasia citou os 92 aeroportos estaduais homologados e em operação, destacando o Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), como o primeiro aeroporto industrial do Brasil, que opera em Regime de Suspensão Tributária.

Também fizeram parte da apresentação o Projeto Jaíba, que conta com investimentos japoneses, e o Programa de Parcerias Público-Privadas (PPP), que instituiu as bases para a implantação de um novo modelo de contratação de serviços junto ao setor privado.

A secretária de Estado de Desenvolvimento Econômico, Dorothea Werneck, que também participou do evento no Keidanren, ressaltou a importância da palestra. 

“Muitas vezes temos que disputar investimentos não apenas com outros estados, mas com outros países. Nesse processo decisório é muito importante que possamos passar o maior número de informações possíveis sobre as condições oferecidas em Minas Gerais, para que as empresas que desejem investir no Brasil olhem com carinho e até com prioridade para nosso Estado”, explicou a secretária. 

À tarde, foram realizadas duas reuniões com agências de fomento do governo japonês, o Banco de Cooperação Internacional do Japão (JBIC) e a Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica), que já colaboram com o Governo de Minas, em projetos como o Jaíba. O objetivo dos encontros foi o estreitamento de relações e busca de novas oportunidades de investimento. 

Alemanha

Nesta quinta-feira (28), a comitiva desembarca em Frankfurt, na Alemanha, onde, no dia seguinte, visita a fábrica de caminhões da Mercedez-Benz, em Wörth, a cerca de 150 quilômetros da capital alemã, Berlim. Antonio Anastasia conhecerá a estrutura da fábrica, que deverá ser reproduzida na unidade da empresa alemã em Juiz de Fora, na Zona da Mata. 

O governador se mostra otimista quanto à mudança anunciada pela Mercedes. “A conversão da fábrica de automóveis, em Juiz de Fora, para a produção de caminhões possibilitará a retomada plena da capacidade instalada daquela unidade”, disse ele.

Além de conversar com a diretoria da montadora sobre o início da produção na Zona da Mata mineira, prevista para janeiro de 2012, Anastasia se encontrará com trabalhadores de Juiz de Fora que estão em treinamento para atuarem na nova linha de produção em Minas Gerais.

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato