22h23min - 17 de Dezembro de 2010 Atualizado em 08h46min - 28 de Junho de 2013

Governador Antonio Anastasia é diplomado pela Justiça Eleitoral

BELO HORIZONTE (17/12/10) - O governador Antonio Anastasia e o vice-governador eleito, Alberto Pinto Coelho, foram diplomados pela Justiça Eleitoral de Minas Gerais, nesta sexta-feira (17), no Palácio das Artes, em Belo Horizonte, para o mandato 2011/2014 à frente do Governo do Estado. Anastasia foi reeleito governador com 6.275.520 votos (62,71% dos votos válidos). Durante a solenidade, os senadores eleitos, Aécio Neves e Itamar Franco, seus suplentes, os 77 deputados estaduais eleitos e os 53 deputados federais eleitos também foram diplomados pelo presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MG), desembargador Kildare Carvalho.

Em seu pronunciamento, o governador Antonio Anastasia afirmou que cumprirá os compromissos assumidos com os mineiros durante o período eleitoral. Ele ressaltou que cabe a todos os diplomados a busca pela construção de uma Minas Gerais mais justa e solidária.

“Desejo que, legitimados pela força insubstituível do voto direto, estejamos à altura dos nossos valores e responsabilidades, mas também dos anseios, dos sonhos e das esperanças de nossa gente. Agradeço às inúmeras e comoventes manifestações de apreço que tenho recebido e renovo cada um dos compromissos que assumi nas ruas, com os mineiros. Vamos caminhar juntos, compartilhando decisões e responsabilidades. Vamos construir uma Minas mais forte, para ser mais justa. E, mais justa, uma Minas mais fraterna, solidária na busca dos seus sonhos de desenvolvimento. Uma Minas mais igual. Vamos conquistá-la com o trabalho”, disse Antonio Anastasia.

O governador também lembrou da importância histórica de Minas Gerais no cenário político brasileiro, passando por Tiradentes até Juscelino Kubistchek e Tancredo Neves. Para ele, todos os candidatos eleitos devem manter a tradição mineira de defender os ideais de desenvolvimento de Minas Gerais que, muitas vezes, inspiram o Brasil.

“Ao recebermos essa nova prerrogativa, renovamos cada um dos grandes compromissos que temos para com Minas Gerais e o Brasil. São compromissos que se assemelham, que têm a mesma natureza, porque estão sustentados por um só alicerce de valores. Os ideais de desenvolvimento do Estado estão irremediavelmente inflexionados na ideia de que somos, mais do que síntese, o coração do país. Por isso, temos consciência de que, cada passo que pudermos dar adiante, na direção da conquista da justiça e da equidade, estes também serão percursos vencidos pelo país”, afirmou.

Modelo nacional

Antonio Anastasia citou o modelo de gestão implantado pelo Governo de Minas em 2003 como um dos exemplos de boa governança do Estado que se tornou referência nacional. Conhecido como Choque de Gestão, o modelo promoveu a recuperação das contas de Minas Gerais e retomou a sua capacidade de investimento. Anastasia ocupou as Secretarias de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) e de Defesa Social (Seds) e foi vice-governador.

“Se temos o dever de prosseguir avançando com o vigoroso processo de transformações dos últimos anos, estamos orgulhosos e envaidecidos de termos sido alçados à posição paradigmática de modelo da nova gestão pública brasileira. Se tantos reconhecimentos nos gratificam, também redobram nossa responsabilidade”, ressaltou.

Fortalecimento da democracia

O governador Antonio Anastasia também parabenizou o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e todos os tribunais regionais pela excelência e lisura exemplar das eleições deste ano. Em todo o Brasil foram eleitos, além da nova presidente da República, 1.059 deputados estaduais, 513 deputados federais, 54 senadores e 27 governadores dos estados e do Distrito Federal e seus vices.

“Uma vez mais, o Brasil deu exemplo à comunidade internacional de competência, celeridade recorde, transparência e segurança inquestionáveis; aplicação de modernas tecnologias e absoluta credibilidade, ao realizar um dos mais extensos processos eleitorais do mundo. Devemos o nosso reconhecimento às autoridades judiciárias, aos servidores que conduziram o pleito e à valorosa participação de milhares de cidadãos, valorizando os princípios da cidadania plena”, destacou.

Em seu pronunciamento, o vice-governador eleito Alberto Pinto Coelho afirmou que estará ao lado do governador Antonio Anastasia contribuindo para o desenvolvimento do Estado.

“Hoje é um dia de grande significação, consciente das novas responsabilidades. Estando ao lado do governador Antonio Anastasia, que dá provas incontestes de sua capacidade de bem dirigir os destinos de Minas Gerais, quero estar contribuindo nas missões que me forem delegadas”, afirmou o atual presidente da Assembleia Legislativa.