19h58min - 26 de Outubro de 2010 Atualizado em 03h48min - 29 de Junho de 2013
SANTOS DUMONT (26/10/10) - O governador Antonio Anastasia presidiu, nesta terça-feira (26), em Santos Dumont, na Zona da Mata, a cerimônia de entrega da Medalha Santos Dumont. A solenidade foi realizada na Fazenda Cabangu, onde nasceu o aviador. A comenda, concedida pelo Governo de Minas, é uma homenagem a pessoas e entidades que tenham contribuído para o desenvolvimento e o progresso no país.
Durante a solenidade, o governador destacou o exemplo de ousadia deixado pelo mineiro Santos Dumont, e que tem sido a marca de Minas Gerais.“Nos últimos anos, Minas Gerais tem sido marcado pela ousadia. Em termos de gestão pública, por exemplo, ficamos tão ousados que nos tornamos um modelo internacional, indicado pelo Banco Mundial como um paradigma a ser seguido por outros estados subnacionais. A ousadia apresentou resultados muito concretos. Acho que nós, mineiros, temos na expressão da ousadia, do empreendedorismo, da coragem, do denodo, sentimentos muito fortes à mineiridade. Então, Santos Dumont é um belo exemplo disso, e vamos continuar sempre nessa mesma trilha”, afirmou Anastasia, em entrevista.
O governador afirmou que poucos brasileiros inovaram e foram tão ousados em seus sonhos quanto Santos Dumont. Ele disse que Minas tem procurado seguir esse caminho para dar um salto de crescimento e alcançar um novo patamar de desenvolvimento.
“Precisamos, mais do que nunca, de buscar novos caminhos para antigos problemas, que perpassam diversos governos e diferentes gerações de brasileiros, relegando-nos à posição de promessa permanente, que se renova, mas nunca se realiza. Precisamos parar de contar décadas perdidas e fazermos, juntos, a grande travessia definitiva para um outro e novo patamar de desenvolvimento”, afirmou o governador em seu pronunciamento.
Novos caminhos
O governador destacou que a trajetória de Santos Dumont ensinou a mineiros e brasileiros que não existem metas instransponíveis e desafios insuperáveis. Ele afirmou ainda que é preciso ousar para dar mais qualidade e eficiência à gestão pública.
O vice-governador eleito e presidente da Assembleia Legislativa, Alberto Pinto Coelho, orador oficial da cerimônia, destacou que a realidade de milhares de aviões cruzando diariamente os céus do mundo e transportando milhões de passageiros a cada ano, encurtando distâncias e unindo os povos, começou por meio do sonho precursor de Santos Dumont.
“A partir deste mesmo sonho, irradiou-se pelo mundo a poderosa indústria da aviação com sua impressionante rede de infraestrutura de aeroportos em escala planetária, a geração de milhares de empregos diretos e indiretos e a cada vez mais importante indústria do Turismo, abrindo espaços econômicos estratégicos, como se dá com a internacionalização do nosso Aeroporto Tancredo Neves, em Confins. Tudo isso faz agigantar em nossos olhos o pensamento criador que animou a vida e a obra de Santos Dumont”, disse Alberto Pinto Coelho.
Referência
A Medalha Santos Dumont foi criada para comemorar o primeiro voo com uma aeronave mais pesada do que o ar, em 23 de outubro de 1906, pelo brasileiro Alberto Santos Dumont. Nos três graus - ouro, prata e bronze - foram agraciadas neste ano 176 personalidades, entre elas o reitor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Clélio Campolina, e os empresários Alfons Gardemann, da indústria Pado, líder de mercado no setor de cadeados e fechaduras, e Constantino Oliveira Júnior, presidente da Gol Transportes Aéreos.
Para Constantino, receber a medalha tem duplo significado: “É muito motivador para que a gente continue acreditando nos nossos sonhos e naquilo que a gente busca como referência pessoal e profissional. Uma medalha com o nome de Santos Dumont tem um significado duplo pra mim, que hoje atuo na área e faço do avião um pouco daquilo que foi o sonho de Santos Dumont, ou seja, um veículo para aproximar as pessoas”, afirmou.
Clique aqui para ver a relação dos agraciados com a Medalha Santos Dumont.
SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais
Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves
Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262