15h38min - 22 de Janeiro de 2011 Atualizado em 20h44min - 30 de Junho de 2013

Governador Antonio Anastasia participa de campanha de arrecadação de donativos para vítimas das chuvas

BELO HORIZONTE (22/01/11) - O governador Antonio Anastasia participou, neste sábado (22), da campanha de arrecadação de donativos para as vítimas das chuvas em Minas Gerais e no Rio de Janeiro, promovida pelo Clube Atlético Mineiro. O governador foi recebido por dirigentes do clube, jogadores do futebol profissional e torcedores, que fizeram fila em frente à sede do Clube no bairro de Lourdes, em Belo Horizonte, para entregar as doações. O governador agradeceu a iniciativa dos mineiros e afirmou que a campanha é uma grande demonstração de solidariedade.

“Queria agradecer a torcida e a diretoria do Atlético por essa iniciativa de solidariedade às famílias flageladas em Minas e do Rio de Janeiro pelas chuvas deste ano. É uma demonstração de grande solidariedade. Nas grandes necessidades sabemos que o povo mineiro comparece”, afirmou o governador ao lado do técnico Dorival Júnior e do presidente do Atlético, Alexandre Kalil.

O governador Antonio Anastasia foi recebido pelos torcedores atleticanos em frente à sede do Clube, onde jogadores e técnicos da Defesa Civil e da Cruz Vermelha se concentravam para recolher os donativos. Antonio Anastasia lembrou que o Estado tem investido na recuperação da infraestrutura das cidades mais atingidas.

“Temos adotado medidas importantes como a recuperação da infraestrutura física. A cidade de Alagoa ficou isolada, mas já foi restabelecida. Levamos ajuda imediata a famílias flageladas, como cestas básicas, colchões, restabelecimento imediato das comunicações, energia elétrica, tudo feito em parceria com as prefeituras”, afirmou.

Atendimento às vítimas

Os donativos serão levados pela Defesa Civil de Minas Gerais e pela Cruz Vermelha prioritariamente aos 20 municípios mineiros mais afetados pelas chuvas no Sul e no Leste do Estado, além das vítimas do Rio de Janeiro. Foram recolhidos pelos torcedores material de higiene pessoal e limpeza, alimentos não perecíveis, água mineral, cobertores, fraldas descartáveis, colchões, roupas de cama e velas.

Participaram da campanha jogadores, comissão técnica, diretoria e funcionários do Clube Atlético Mineiro. Pelo menos 30 atletas estiveram na sede do Clube, neste sábado (22), recebendo as doações pessoalmente. Os jogadores do Atlético doaram 1.800 cestas básicas e um caminhão.

Técnicos da Defesa Civil de Minas Gerais farão contato com a Cruz Vermelha no Rio de Janeiro para identificar os materiais mais solicitados pela população para que eles recebam as doações dos torcedores do Atlético.

Ajuda humanitária

A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de Minas Gerais (Cedec/MG) enviou equipes de apoio técnico e ajuda humanitária aos municípios mais atingidos pelas chuvas dos últimos dias. Foram atendidos os municípios de Santana dos Montes, Ubá, Visconde do Rio Branco, Entre Folhas, Vargem Alegre, Governador Valadares, Goiabeira, Aimorés, Itueta, Resplendor, Mantena, Galiléia, Iapim, Muriaé, Miraí, Cataguases, Ponte Nova, Machado, Santa Rita do Sapucaí, Pouso Alegre, Carvalhos, Itamonte, Aiuruoca, São Lourenço e Itanhandú.

Atendimento hospitalar

A Secretaria de Estado de Saúde (SES), em parceria com a Cedec/MG, também fez levantamento de itens de medicamentos necessários para atender a demanda de 52 municípios mineiros. Até o momento, foram solicitados e enviados 121 kits, com diversos medicamentos e material descartável.

A Rede Hospitalar conveniada ao Sistema Único de Saúde (SUS) em municípios mineiros localizados na divisa entre os dois estados foi aberta para receber pacientes vindos do estado do Rio de Janeiro. Até o momento, há cinco pacientes de hemodiálise, originados de Sumidouro, no Rio de Janeiro, sendo atendidos nas unidades de saúde do Estado em Leopoldina, na Zona da Mata.

Municípios atingidos pelas chuvas

De acordo com o último boletim do Centro de Controle de Emergências da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, desde o início do período chuvoso, em setembro de 2010, 149 municípios mineiros foram atingidos pelas chuvas e 98 decretaram Situação de Emergência. Até o momento, 17 pessoas morreram em razão das chuvas. Os desalojados em Minas Gerais chegam a 17.301 moradores e 2.626 estão desabrigadas, 243 casas foram destruídas e 6.765 ficaram danificadas. Além disso, a chuva causou a destruição de 138 pontes e danificou outras 360.