Governador

17h00min - 02 de Julho de 2014 Atualizado em 17h05min

Governador anuncia novo acesso viário em Brumadinho e inaugura Terminal Metropolitano de Sarzedo

Ações fazem parte do trabalho do Governo do Estado para melhorar a mobilidade urbana na Região Metropolitana de Belo Horizonte

Omar Freire/Imprensa MG
Em Sarzedo, na RMBH, Alberto inaugurou o Terminal de Integração de Transporte Metropolitano

O governador Alberto Pinto Coelho autorizou, nesta quarta-feira (02/07), a realização de licitação para obras de um novo acesso viário em Brumadinho, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), que facilitará a mobilidade urbana interligando a MG-040 à cidade de Brumadinho e também ao Instituto Inhotim, Centro de Arte Contemporânea e Jardim Botânico. O acesso, em trecho de três quilômetros, receberá investimento de R$ 41 milhões.

“Estamos dando início ao processo licitatório de uma rodovia importantíssimo e, assim, resolvendo mais uma dificuldade de mobilidade urbana e facilitando o acesso a Inhotim, cuja importância cultural é reconhecida internacionalmente. Inhotim recebe por mês cerca de 30 mil pessoas. É um fator importante de desenvolvimento não só para Brumadinho como para toda região”, afirmou Alberto Pinto Coelho, durante a solenidade de assinatura do despacho governamental para o início do processo de licitação, em Brumadinho.

A obra incluirá três trevos de acesso e uma ponte sobre o Rio Paraopeba, cujo projeto contempla também a travessia sobre a Ferrovia MRS. Um dos trevos vai facilitar o acesso à cidade de Mário Campos, além de fazer entroncamento com a MG-040.

“Já entregamos um trecho de 9,5 km de Brumadinho e Piedade do Paraopeba, estão sendo concluídos os projetos para entregar Brumadinho/Bonfim e Crucilândia, que é algo requerido e sonhado há muito tempo. Tem também o trecho que interliga Brumadinho a Casa Branca, que é outra comunidade que vem se desenvolvendo e que estamos iniciando o projeto. Certamente, até dezembro, espero anunciar etapas seguintes sobre esses trechos”, declarou o governador.

O prefeito de Brumadinho, Antônio Brandão, comemorou a conquista, lembrando o desenvolvimento da região nos últimos anos. “De 12 anos para cá, com Inhotim, Brumadinho cresceu muito, mas o nosso acesso continua a mesma coisa. Quero agradecer ao nosso governador, por estar se empenhando para nos ajudar a melhor o acesso à nossa cidade”, afirmou o prefeito.

Terminal Metropolitano de Sarzedo

O governador também inaugurou o Terminal Metropolitano de Sarzedo, que irá receber cerca de 17 mil passageiros dia e reduzir o tempo de viagens de ônibus, facilitando a vida dos usurários de transporte público. O terminal recebeu investimentos de R$ 8,3 milhões e foi construído na MG-040, no bairro Santa Rosa de Lima. Ele entrará em operação no próximo sábado, 5 de julho. Usuários de Brumadinho, Mário Campos e Sarzedo serão atendidos pelo novo terminal. Haverá ligações com Contagem, Betim e Belo Horizonte.

Ao inaugurar o terminal, Alberto Pinto Coelho falou sobre a importância de melhorar o transporte público na Região Metropolitana de Belo Horizonte.

“Governar o Estado traz imensos desafios e o que nos motiva são as obras para melhorar a vida das pessoas. Ao fazer esse terminal de integração, facilitamos a vida das pessoas e damos melhor qualidade ao transporte, além de reduzir as tarifas, porque estamos trazendo a racionalidade e o planejamento para o transporte coletivo”, afirmou o governador.

Alberto também citou iniciativas do Governo de Minas para melhorar a mobilidade urbana em toda a RMBH como o lançamento do edital de licitação da PPP do Rodoanel e da abertura do Procedimento de Manifestação de Interesse para o Transporte Metropolitano sobre Trilhos entre o Aeroporto Internacional Tancredo Neves e o hipercentro de Belo Horizonte, ambos realizados em junho deste ano.

O prefeito de Sarzedo, Werther Rezende, agradeceu ao Governo de Minas pela implementação do terminal de transporte no município. “A inauguração deste terminal é mais um compromisso que está sendo cumprido por este Governo sério. Este terminal vai beneficiar muito o povo de Sarzedo e de toda a região”, destacou.