Minas por Região
Governador

19h57min - 19 de Janeiro de 2012 Atualizado em 17h39min - 28 de Junho de 2013

Governador anuncia os 13 artistas selecionados para a etapa 2011/2012 do Vozes do Morro

BELO HORIZONTE (19/01/12) - O governador Antonio Anastasia participou, nesta quinta-feira (19), do anúncio dos 13 artistas solo e bandas selecionados para a etapa 2011/2012 da quarta edição do Programa Vozes do Morro. Este ano, o programa foi ampliado para os 34 municípios da Região Metropolitana. Nas três edições anteriores, o Vozes do Morro esteve restrito a Belo Horizonte, Ibirité, Ribeirão das Neves e Santa Luzia.

Iniciativa do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado da Cultura, do Serviço Voluntário de Assistência Social (Servas), Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão de Minas Gerais (Sert-MG) e apoio do Sebrae-MG, o programa, criado em 2008, foi concebido com o objetivo de abrir oportunidades para divulgar e valorizar a criatividade e o talento de moradores de vilas, favelas e aglomerados. A partir desta edição, a Rede Minas e a Rádio Inconfidência irão veicular o “Momento Vozes do Morro”, com exibição diária, na íntegra, de clipes e músicas de artistas selecionados.

Durante a solenidade, foram assinados pelo Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e o Servas, convênios renovando as parcerias do Sebrae-MG e do Sert-MG com o programa. Trinta e seis emissoras de rádio e TV reafirmaram o apoio ao projeto e foram homenageadas pelo governador Anastasia com a entrega de placas comemorativas. Os 13 selecionados receberam, das mãos do governador e da presidente do Servas, Andrea Neves, os certificados de participação da edição 2011/2012.

Em seu pronunciamento, Antonio Anastasia ressaltou a importância do programa, não só pela transformação social, mas como fonte de emprego e renda para os selecionados.

“Em um projeto como o Vozes do Morro temos uma dimensão social e econômica importantíssima. Temos a qualificação, oportunidades de vida e de negócios, porque hoje as artes, a cultura, representam uma parte importante do nosso PIB. Isto melhora mais quando temos, como aqui, representantes dos mais diversos gêneros, em uma inclusão produtiva, cujo objetivo é a transformação social com base no talento de cada um dos selecionados”, disse o governador.

Democracia e inclusão

Além da participação do Sert-MG e do Sebrae Minas, a cada edição, o Vozes do Morro conta com o apoio de artistas mineiros. Em 2011/2012, participam Henrique Portugal (Skank), Wilson Sideral, a dupla Vítor e Léo e o cantor Eduardo Costa.

A presidente do Servas, Andrea Neves, lembrou que a longevidade do programa se deve à “alquimia da solidariedade, que aproxima, mistura comprometimentos e intenções, e faz nascer a diferença”.

“O Vozes se transformou nessa bela e feliz realidade porque encontrou pelo caminho pessoas que abraçaram e acolheram ideias. Pessoas que abraçaram e acolheram sonhos de outras pessoas. Porque o Vozes do Morro é isso: espaço que cria condições para a realização de projetos de artistas de nossa terra, onde o talento permanecia restrito às comunidades nas quais estavam inseridos”, disse.

Andrea Neves destacou o caráter inovador do projeto. Segundo ela, o programa ultrapassa em muito o impacto produzido na vida dos artistas anualmente selecionados. “É um programa inovador, com importantes reflexos sociais e culturais. É transformador na medida em que abre janelas por onde o talento de tantos mineiros pode passar, ser reconhecido e ser valorizado. O Vozes também mobiliza as comunidades em torno da sua própria capacidade criadora e transformadora. É um programa de democratização, de inclusão cultural e social, que cria oportunidades e rompe barreiras”, completou.

Negócio é Música

Os selecionados participarão do curso “Nosso Negócio é Música”, ministrado pelo Sebrae-MG e voltado para o gerenciamento de carreira. No final do ano, cada um vai receber 100 cópias de CD e 100 cópias de DVD com a gravação das músicas divulgadas. Desde o seu início, o Vozes do Morro já promoveu 34 artistas e grupos musicais, entre eles quatro artistas convidados.

O presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Nacional, Roberto Simões, destacou que os participantes do curso têm condições de colher frutos. “Este grupo vai receber informações e treinamentos de como gerir a sua carreira nos assuntos que dizem respeito ao empreendedorismo em sua área. Para nós é motivo de muito orgulho. Já formamos cerca de 40 turmas. Alguns deles já conseguiram vencer etapas e têm seu próprio negócio, na categoria de empreendedor individual”, afirmou.

O diretor do Sert-MG, Waldemar Piló, também enfatizou o sucesso do programa. “O projeto Vozes do Morro, além de seu aspecto de inclusão social, tem destacado as bandas, os artistas e até os costumes das nossas vilas e aglomerados, dando a eles uma grande oportunidade de atingir seus objetivos e conquistar valores que até então eram difíceis”, disse.

Divisor de águas

Representando os 13 selecionados, o sambista Fabinho do Terreiro, de Belo Horizonte, afirmou que o Vozes do Morro é um divisor de águas para os artistas das periferias. “Há 30 anos faço música em Belo Horizonte. Existe um divisor de águas entre antes e depois do projeto Vozes do Morro, porque a música saiu dos guetos, dos morros, das periferias e ganhou as rádios e emissoras de TV de Minas Gerais, em horário nobre. O Governo de Minas e a presidente do Servas, Andrea Neves, foram felizes na criação desse projeto”, disse.

Também participaram da solenidade os secretários de Estado de Desenvolvimento Social, Wander Borges; de Cultura, Eliane Parreira;, o presidente da Companhia Energética de Minas Gerais, Djalma de Morais; o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas, Lázaro Luiz Gonzaga; representantes de 20 emissoras de rádio e TV; além de selecionados pelos Vozes do Morro nas edições anteriores.

alt

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato