Minas por Região
Governador

19h14min - 25 de Março de 2010 Atualizado em 23h03min - 27 de Junho de 2013

Governador apresenta resultados das ações do Governo de Minas

BELO HORIZONTE (25/03/10) - O governador Aécio Neves coordenou, nesta quinta-feira (25), no auditório Juscelino Kubitschek, na Cidade Administrativa, a X Reunião Gerencial do Governo de Minas, com a apresentação do balanço dos programas e ações do período entre 2003 e 2009 e as metas para 2010. Na avaliação do governador, o avanço nos indicadores sociais foram os resultados de destaque das ações planejadas e organizadas pelo Governo Minas nestes últimos sete anos.

“O que mais me agrada são os avanços sociais. O planejamento dos investimentos transforma os indicadores sociais. O Estado avançou muito na diminuição da mortalidade infantil, da desnutrição das crianças, na infraestrutura de acesso às cidades, na diminuição dos crimes violentos, na melhoria da qualidade da educação, na expansão dos investimentos na saúde. E tudo isso ocorreu porque houve planejamento”, afirmou Aécio Neves, em entrevista.

Choque de Gestão e Estado para Resultados

Ele lembrou que no início do governo houve desconfiança em relação ao programa Choque de Gestão e em seguida, sobre o programa Estado para Resultados, que criava metas para todas as áreas do governo. Para o governador, os resultados positivos alcançados foram fundamentais para a população mineira apoiar o novo modelo de gestão implantado em Minas.

“Tudo isso é fruto de uma transformação cultural que foi empreendida em Minas Gerais com apoio da população. Governamos por metas. As metas são estabelecidas, são compartilhadas por todos e os servidores são remunerados a partir da obtenção dessas metas. E quais são essas metas? A melhoria da qualidade de vida das pessoas, a qualificação dos jovens, por exemplo. Portanto, novas perspectivas para os mineiros”, afirmou o governador. 

Agenda nacional 

Aécio Neves também lembrou que o modelo de gestão do Governo de Minas tem se tornado exemplo para outras administrações estaduais e até mesmo para organismos de fomento internacional, como o Banco Mundial. Para ele, a gestão pública de qualidade deve estar definitivamente na agenda nacional. 

“Em nível de gestão pública, estamos em condições de ajudar o Brasil a introduzir esse tema definitivamente na agenda nacional. O que é gestão pública de qualidade? É gastar melhor o dinheiro público. Para quê? Para a saúde melhorar, para a segurança pública melhorar, para a educação melhorar. É isso que estamos demonstrando em Minas Gerais. Não estamos mais falando de promessas ou de compromissos ou de novas metodologias. Estamos falando do caminho que percorremos, mostrando como foi esse caminho e dos resultados que obtivemos”, explicou.

Programas estruturadores

Reunido com o vice-governador Antonio Anastasia, secretários de Estado, subsecretários, secretários-adjuntos e presidentes de entidades e órgãos, o governador apresentou as principais ações e resultados de cada uma das 11 áreas que abrangem os 57 Programas Estruturadores, eleitos pelo Governo de Minas como prioridade.

“Todas as conquistas que tivemos neste governo, o que fizemos de mais relevante foi exatamente, mesmo nos momentos difíceis, e o ano passado talvez tenha sido o mais claro exemplo dessas dificuldades, ter mantido com prioridade os Programas Estruturadores. Para eles foi sempre reservado o recurso”, afirmou Aécio Neves. 

Entre os destaques apresentados pelo governador estão o Proacesso, que leva ligação asfáltica aos 219 municípios que não possuíam estradas; a redução de 45,2% na criminalidade violenta em todas as regiões do Estado; a queda de 17% na taxa de mortalidade infantil e a redução de 26,7% para 14,5% no índice de pobreza no Estado.

Grande Norte 

Na área social, o governador também destacou a prioridade dada às regiões com os menores Índices de Desenvolvimento Humano (IDHs) do Estado. Os investimentos sociais realizados pelo Governo de Minas desde 2003 tiveram um peso maior no Jequitinhonha, Mucuri, São Mateus, Rio Doce e no Norte de Minas. Essas regiões receberam, per capita, recursos superiores às outras áreas do Estado. 

“Nesses locais, os avanços foram muito maiores. Avanços, por exemplo, na alfabetização de jovens e adultos e no nível de leitura dos jovens daquela região, que chegaram a números muito próximos do restante do Estado. Quase 70% do que foi investido, foi investido na nossa região mais pobre. Isso significa desenvolvimento social, melhoria do comércio local, mais saúde e mais educação. Se pudéssemos colocar um retrato na parede de como é possível governar e transformar a vida das pessoas, o retrato seria de nossas regiões mais pobres do Norte, do Jequitinhonha e do Mucuri”, destacou o governador.

Metas 

Durante a Reunião Gerencial, o vice-governador Antonio Anastasia apresentou as metas de 2010 para cada uma das áreas. Os objetivos para este ano foram firmados com secretários e presidentes de entidades.

“Temos agora para 2010, uma meta síntese: a conclusão de diversos programas e projetos que estamos realizando. Vimos uma atividade extraordinária realizada ao longo dos últimos sete anos e vamos, nesses meses que faltam até dezembro, concluir diversos desses programas. Sabendo, claro, que muitas dessas políticas vão entrar pelo ano que vem adentro”, explicou Anastasia. 

Novos avanços 

Tanto Aécio Neves quanto Anastasia reconheceram que, apesar dos fortes avanços obtidos desde 2003, ainda restam grandes desafios. “Sei que temos demandas enormes pela frente. Uma obra de governo é e será sempre uma obra inconclusa. As demandas são permanentes, mas tenho muita fé que vamos continuar avançando”, afirmou Aécio Neves. 

Anastasia também acredita que, seguindo o planejamento firmado para Minas, será possível alcançar novos avanços. 

“O nosso objetivo é sempre dar a continuidade, sempre com inovação, para que o Estado continue avançando com o nível de prosperidade e com indicadores muitos bons em todos os segmentos. Claro que temos de nos esforçar para conseguirmos ainda mais. Mas em relação aos demais estados da federação, Minas tem hoje, em termos de indicadores de resultado, algo muito notável”, disse o vice-governador.

Clique aqui para ver o Balanço Gerencial 2003-2009 (Arquivo em pdf).

Clique aqui para ver o resumo do Balanço dos programas e ações do período entre 2003 e 2009 (Documento do Word).

Clique aqui para ver o resumo das Metas do Governo de Minas para 2010 (Documento do Word).

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato