19h37min - 22 de Junho de 2010 Atualizado em 20h52min - 26 de Junho de 2013

Governador assina convênios para melhorias urbanas em Muriaé

MURIAÉ (22/06/10) - O governador Antonio Anastasia autorizou, nesta terça-feira (22), em Muriaé, na Zona da Mata, assinatura de convênio entre a Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop) e a Prefeitura para investimento de R$ 2,8 milhões em obras de melhorias da infraestrutura urbana no município. Do montante a ser repassado, R$ 2,4 milhões serão destinados às obras de pavimentação asfáltica e calçamento de vias urbanas, e R$ 400 mil para a revitalização da Biblioteca Municipal Vivaldi Wenceslau Moreira.

Em seu pronunciamento, o governador destacou que Muriaé, assim como toda a Zona da Mata mineira, tem recebido investimentos expressivos em infraestrutura do Governo de Minas. Os convênios firmados com todos os municípios mineiros visam a auxiliá-los na realização de obras para melhorias urbanas.

“Realizamos aqui dezenas de obras do Proacesso. Estamos agora lançando o Caminhos de Minas - são 25 trechos na Zona da Mata -, fizemos muitos investimentos na melhoria e recuperação das escolas públicas, grandes investimentos na saúde e na segurança pública, não só em Muriaé, mas em toda a região e no Estado inteiro. Criando esse ambiente com a infraestrutura, podemos atrair mais investimentos, atrair mais negócios e gerar mais emprego e oportunidade para as pessoas”, afirmou.

O Governo de Minas já firmou, este ano, dois convênios com a Prefeitura de Muriaé. Um deles foi destinado à construção de um complexo esportivo, com investimentos de mais de R$ 3 milhões. O segundo convênio prevê as obras de finalização do coreto da Praça João Pinheiro e conta com R$ 150 mil em recursos do Tesouro do Estado. As obras estão em fase inicial.

Além dos recursos aplicados em infraestrutura, o governador citou os projetos econômicos do Governo na região, a exemplo dos estímulos à cadeia produtiva do leite, dos móveis, e da indústria têxtil. “São projetos para vocacionar e gerar mais emprego e renda a favor das famílias, das comunidades, das pessoas da Zona da Mata de Minas Gerais”, completou.

O prefeito de Muriaé, José Braz, enfatizou que nunca houve, na história do município, tantas obras de infraestrutura como nos últimos sete anos. “Muriaé, assim como toda a Zona da Mata mineira, tem sido extremamente beneficiada com o projeto de melhorias realizado pelo Governo de Minas em todo o Estado”, disse.

De acordo com o secretário municipal de Atividades Urbanas, João Ciribelli, os convênios com o Governo de Minas representam a promoção do programa de desenvolvimento da cidade, que já está em curso. “Muriaé está em crescimento vertiginoso, e isso será ainda mais consolidado com a pavimentação das vias urbanas. O complexo esportivo é um sonho muito antigo da população e, sob o aspecto cultural, a reforma da Biblioteca e o término do Coreto serão fundamentais. São convênios importantes sob vários aspectos: esporte, cultura, promoção de eventos e mobilidade urbana”, explicou.

O Governo do Estado já investiu R$ 18,9 milhões em obras em Muriaé, desde 2003. Os recursos contemplaram obras de reforma da cadeia pública, construção do Centro Administrativo, conclusão da Penitenciária Regional e construção da estrada de acesso à unidade prisional, ampliação do posto de Fiscalização de Muriaé e do prédio de Administração Fazendária.

Acesso ao conhecimento

A Biblioteca Vivaldi Wenceslau Moreira, que conta com um acervo de mais de 35 mil livros e freqüência média de 250 pessoas por dia, passará por uma intensa reforma. Atualmente, funciona em locais improvisados. Em pouco tempo, a nova Biblioteca de Muriaé terá três andares, ocupando todo o espaço do antigo Teatro Gregório de Mattos. O mineiro Vivaldi Wenceslau Moreira foi jornalista, advogado e escritor.

O projeto de melhorias da Biblioteca também prevê a implantação de acessos com rampas para pessoas com deficiência física. Além do restauro das fachadas e reciclagem interna da edificação, será totalmente modernizada e informatizada.

Para a secretária municipal de Cultura, Gilca Hubner Napier, a ampliação e o restauro da Biblioteca representam, sobretudo, o resgate da história do município, levando em conta que o prédio que a abriga, um dos mais antigos da cidade - construído em 1805 -, é tombado pelo Patrimônio Histórico de Muriaé. “Nossa Biblioteca já não estava comportando mais o número de usuários. Este é um projeto de muita importância para o acesso ao conhecimento da população de Muriaé. A adequação do espaço aos portadores de necessidades especiais também será um grande avanço”, explicou Gilca.

Maicon Bruno de Oliveira, mais conhecido como Maicon da Cadeira, fala sobre a importância das obras de revitalização e ampliação da Biblioteca para a cidade e o que isso representará para a população com deficiência física. “O deficiente encontra dificuldades de acesso em vários lugares. Com as melhorias da biblioteca, terei mais acesso ao conhecimento. Essas obras representam uma grande oportunidade para nós, cadeirantes. Já é um avanço e tanto”, disse.