19h47min - 21 de Maio de 2010 Atualizado em 06h07min - 29 de Junho de 2013

Governador assina convênios para recuperação de vias na RMBH

BELO HORIZONTE (21/05/10) - O governador Antonio Anastasia assinou, nesta sexta-feira (21), convênio entre o Governo de Minas e as prefeituras de Belo Horizonte, Vespasiano e Santa Luzia, para investimentos de R$ 12,8 milhões na recuperação e pavimentação de 45 ruas utilizadas para itinerário de ônibus. Ao todo, serão beneficiados 20,5 quilômetros de vias nas três cidades. Durante a solenidade, o governador destacou a importância da parceria entre o Governo de Minas e as prefeituras da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH).

“A Região Metropolitana representa 25% da população do Estado e quase 50% do seu PIB. É fundamental, portanto, que haja um grande esforço coletivo para seu desenvolvimento. Nesse caso específico, estamos assinando um convênio e firmando parcerias no Vetor Norte da Região Metropolitana, uma área que tem uma preocupação muito aguda do Governo do Estado desde o início da administração do governador Aécio Neves”, explicou Antonio Anastasia em seu pronunciamento.

O governador afirmou que, desde janeiro de 2003, o Governo do Estado tem criado condições para reverter o desenvolvimento da Região Metropolitana, muito focado no Vetor Sul, com destino ao Vetor Norte. Segundo ele, a região Sul passou a sofrer com restrições ambientais e pouca disponibilidade de áreas físicas, enquanto o Norte oferecia maior possibilidade de expansão populacional e de adensamento dos serviços, das empresas, dos empregos e da qualidade de vida.

“Aqui no Vetor Norte, onde estamos neste momento, não só tivemos investimentos expressivos na infraestrutura, como a Linha Verde, avenida Antônio Carlos, a revitalização do Aeroporto Internacional de Confins e a construção da Cidade Administrativa, mas também, de modo extremamente feliz, as parcerias com nossos municípios dessa região. Não só Vespasiano e Santa Luzia, que estão aqui hoje, mas também com Lagoa Santa, Pedro Leopoldo, Confins, Matozinhos, todos os municípios que se encontram nesse quadrante”, completou.

Melhoria no tráfego

A recuperação das ruas garantirá melhores condições de trafegabilidade em bairros dessas cidades, beneficiando as comunidades dos bairros onde estão localizadas. Em Santa Luzia, serão recuperadas 31 vias, entre ruas e avenidas, que somam 10,7 km com investimento de R$ 4,5 milhões. Em Belo Horizonte, serão executadas obras em oito ruas, no total de 4,3 km com investimento de R$ 2,3 milhões. Em Vespasiano, serão recuperadas seis ruas (3,7 km) e pavimentados 1,7 km em quatro ruas, com investimento de R$ 5,8 milhões. As obras serão realizadas de imediato por empresas contratadas pelo Departamento de Obras Públicas do Estado de Minas Gerais (Deop/MG), por meio de licitação.

Vetor Norte

Nos últimos sete anos, o Governo de Minas promoveu importantes investimentos na RMBH em parceria com os municípios. A Copasa está investindo R$ 160 milhões na Linha Azul para garantir o fornecimento de água na RMBH. Foram investidos R$ 81 milhões na obra da Adutora de Integração. Com aproximadamente 50 km, a adutora aumentou a oferta de água para o Vetor Norte da RMBH, interligando o abastecimento do aeroporto em Confins e das cidades de Lagoa Santa, São José da Lapa e Vespasiano ao sistema integrado da bacia do rio Paraopeba.

O Vetor Norte também foi beneficiado com a implantação de uma subestação da Cemig e fornecimento ininterrupto de energia. A Subestação Serra Verde foi projetada para atender bairros da região Norte de Belo Horizonte e os municípios de Vespasiano e Santa Luzia. A previsão para a conclusão da obra é no final de julho.

O Governo de Minas também desenvolveu diversas ações para revitalizar e impulsionar o desenvolvimento do Vetor Norte da Região Metropolitana. Entre essas medidas estão a construção da Linha Verde, a transferência dos voos do aeroporto da Pampulha para Confins, e a implantação do Aeroporto Industrial, no sítio aeroportuário de Confins, e o alargamento da avenida Antônio Carlos.

As ações adotadas na RMBH já alavancaram outros investimentos. Desde 2003, já foram anunciados R$ 34,8 bilhões de investimentos, sendo R$ 21,6 bilhões da iniciativa privada. Com implantação prevista até 2012, esses investimentos devem gerar cerca de 77 mil empregos nos setores de agroindústria, automóveis, calçados e couro, comércio e eletroeletrônico.

Parceria

Durante a solenidade, os prefeitos Marcio Lacerda (BH), Carlos Murta (Vespasiano) e Gilberto Silva (Santa Luzia) agradeceram e empenho do Governo do Estado e destacaram as parcerias como instrumento fundamental para o desenvolvimento das cidades. Para o prefeito da capital, Marcio Lacerda, a RMBH vem dando bom exemplo às demais Regiões Metropolitanas do Brasil dentro do conceito de governança. Lacerda lembrou que a parceria com o Governo do Estado tem sido responsável pela realização de obras de infraestrutura de grande importância para a população da capital.

O prefeito de Vespasiano, Carlos Murta, afirmou que o convênio assinado com o Governo de Minas levará grandes benefícios a seu município. Ele também destacou que o município se transformou a partir de outras parcerias realizadas com o Estado nas áreas de saúde, educação e, em especial, ao saneamento básico.

“Estamos transformando a cidade de Vespasiano na questão do saneamento básico. É nosso propósito, juntamente com a Copasa, que até o final deste ano, Vespasiano tenha 100% de coleta de esgoto tratado”, disse Murta.

O prefeito de Santa Luzia, Gilberto Dorneles, também destacou a importância das obras viárias e o compromisso do Governo de Minas com o município, lembrando que em breve o município atingirá os 100% de esgoto tratado, além das obras de duas escolas estaduais que estão em andamento. O município também foi beneficiado com a duplicação da rodovia MG-020, que dá acesso a Santa Luzia.