00h20min - 25 de Junho de 2010 Atualizado em 12h07min - 23 de Junho de 2013

Governador autoriza obras em São Sebastião do Paraíso

SÃO SEBASTIÃO DO PARAÍSO (24/06/10) - O governador Antonio Anastasia autorizou, nesta quinta-feira (24), em São Sebastião do Paraíso, no Sul de Minas, o repasse de R$ 3,3 milhões para obras de infraestrutura viária no município e para equipar a Arena Olímpica João Mambrini, moderno centro de atividades esportivas, construído em parceria com o Governo de Minas. O governador também foi homenageado com o Título de Cidadão Honorário de São Sebastião do Paraíso. Em seu pronunciamento, o governador afirmou estar honrado em receber a homenagem da Câmara Municipal, que dividiu com os que trabalharam e trabalham junto a ele pelo desenvolvimento de Minas Gerais.

“Vivemos ao longo de quase oito anos de Governo uma profunda modificação da realidade mineira em todas as políticas públicas. Modificamos para melhor a segurança, a saúde, a infraestrutura, a educação, as comunicações, a cultura, os esportes e acho que as melhores testemunhas desse desenvolvimento são os nossos prefeitos municipais, que acompanharam ao longo desses anos o nosso grandioso esforço”, ressaltou o governador.

Em seu pronunciamento, Antonio Anastasia ressaltou ainda que os indicadores econômicos e sociais positivos apresentados por Minas Gerais são resultado dos investimentos e das realizações do Governo de Minas ao longo dos últimos anos em programas voltados para a melhoria de estradas, universalização da telefonia celular, saneamento básico e habitação em todos os municípios mineiros.

Arena Olímpica João Mambrini

No município, o governador visitou as instalações da Cooperativa de Cafeicultores de São Sebastião do Paraíso (Cooparaiso), onde descerrou placa alusiva aos 50 anos do local. Ainda na cooperativa, Antonio Anastasia autorizou a assinatura de convênio no valor de R$ 300 mil para compra de equipamentos e mobiliário para a Arena Olímpica João Mambrini.

Os recursos repassados pelo Governo de Minas serão usados na compra de camas beliches para alojamentos dos atletas, equipamento de informática, equipamento e material permanente de fisioterapia, equipamento para musculação, implantação do sistema de som do estádio, armários, mesas e cadeiras para o setor administrativo.

“O esporte hoje não significa tão somente o cidadão, o jovem, o indivíduo evoluindo por si só. Significa a coletividade, significa a diminuição da criminalidade, significa inclusão social, significa negócios, como um polo econômico”, disse o governador ao incentivar as práticas no município e região.

Com 12 mil metros quadrados de área construída, o ginásio foi inaugurado em março deste ano, com custo final de R$ 20 milhões. Desse total, R$ 14,5 milhões foram investidos pelo município, R$ 3,5 milhões pelo Estado e R$ 2 milhões pela União. Oferecendo moderna infraestrutura, a Arena já se tornou referência para atletas mineiros e brasileiros. A Federação Mineira e a Confederação Brasileira de Basquete manifestaram intenção de transformar a Arena em centro de treinamento avançado visando às Olimpíadas de 2016, no Rio de Janeiro (RJ).

A Arena tem arquibancada para quatro mil pessoas, alojamento, cozinha e refeitório para 600 atletas. Salas, consultórios e auditório; palco com camarins, vestiários e salas de massagens, salas e cabines para imprensa, lanchonete. Também conta com subestação de energia e amplo estacionamento.

Asfalto e calçamento

Do total de R$ 3,3 milhões autorizados pelo governador Antonio Anastasia, R$ 2,7 milhões serão destinados para o recapeamento asfáltico de 67.396 metros de avenidas e para a pavimentação de 19.704 metros quadrados de vias públicas. A prefeitura já iniciou processo de licitação para início das obras de pavimentação de nove ruas do distrito de Guardinha, onde vivem 2,5 mil pessoas, a maioria trabalhadores rurais. As obras incluem também o recapeamento asfáltico de oito avenidas que passam pelo Centro, fazendo ligação com bairros de todas as regiões da cidade.

Será pavimentada a avenida José de Oliveira Brandão Filho, que dá acesso à nova área de expansão urbana na Zona Norte do município. Está prevista ainda a pavimentação do prolongamento da avenida Alferes Manoel Caetano Nascimento, facilitando o acesso à rodovia Pedro Luiz Cerizze, que liga São Sebastião do Paraíso ao interior de São Paulo, passando por Franca.

Mais R$ 300 mil serão destinados à cobertura da quadra poliesportiva do bairro São Judas Tadeu, localizado em uma região que concentra 19% da população do município. A cobertura da quadra atende antiga demanda da comunidade, que ficava sem as partidas de futebol e outras opções de lazer nos períodos de chuva.