Governador

15h00min - 15 de Outubro de 2015 Atualizado em 15h25min

Governador destaca saldo positivo da Semana de Minas Gerais em Milão

Empresas italianas sinalizaram interesse em fechar parcerias; missão da região de Veneto visitará Estado no próximo ano

ftfoto
Fernando Pimentel visita pavilhão da Itália na Expo Milão

No último dia de participação na Semana de Minas Gerais em Milão (Itália), o governador Fernando Pimentel ressaltou os resultados positivos obtidos pelo governo mineiro junto a empresas italianas e o interesse de fecharem parcerias comerciais e culturais no Estado. O evento integra a Exposição Universal de Milão, terceira maior feira do mundo.

“Nós fizemos, aqui na Itália, agendas muito interessantes, produtivas. Especialmente o seminário de atração de investimentos ‘Por que investir em Minas Gerais?’, com a presença de diversas empresas de Milão, da Lombardia, da Toscana, do Veneto. Elas foram atraídas pela presença da Fiat e Iveco (fabricantes de veículos leves pesados, respectivamente, instalados no estado) e querem se instalar também no Brasil, assim como empresas farmacêuticas e bioquímicas”, afirmou.

Um dos resultados da ida do governador à Itália será a vinda de uma missão da região italiana do Veneto a Minas Gerais no início do próximo ano. “Ali há uma grande quantidade de pequenas e médias empresas que têm interesse em se deslocar para produzir também em Minas Gerais. Foi feito esse contato. Acredito que as perspectivas são muito positivas a partir do trabalho que fizemos aqui”, completou.

Pimentel destacou a confiança dos empresários italianos na economia brasileira e disse que a crise enfrentada pelo país é conjuntural e será superada já no ano que vem.

“Não há esse clima de pessimismo, de achar que a crise no Brasil é estrutural. Ninguém pensa isso. Todos sabem que é uma dificuldade conjuntural que o governo está enfrentando e que os brasileiros têm capacidade de superação muito grande, já demonstrada em outras ocasiões, como quando vencemos a inflação”, salientou. O governador ponderou que o momento é ideal para a entrada do capital estrangeiro “de forma mais ágil”.

Semana de Minas Gerais

O encontro integra a Expo Milão 2015, terceira maior exposição do mundo, que reúne 145 países na Itália. Entre os dias 12 e 18 de outubro, durante a Semana de Minas Gerais em Milão, diversas ações gastronômicas, culturais, empresariais e comerciais estão sendo promovidas pelo Governo de Minas Gerais por meio da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig) e do Instituto de Desenvolvimento Integrado de Minas Gerais (Indi), além da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio, Indústria e Artesanato de Minas Gerais, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-MG), Sistema Fecomércio e secretarias de Estado, entre outros.

O objetivo é projetar o Estado no cenário internacional, divulgando seu novo modelo de governança e desenvolvimento, além de destacar iniciativas em variados segmentos, como gastronomia, design, tecnologia e moda, evidenciando oportunidades de negócio e turismo e posicionando Minas Gerais como referência para investimentos estratégicos, como no setor da economia criativa. Os visitantes podem degustar a água mineral Cambuquira, mundialmente premiada, e conhecer mais sobre os diferentes tipos de café, doces, geleias, licores, cachaça, própolis, mel e pão de queijo, produtos tipicamente mineiros.