20h38min - 27 de Maio de 2010 Atualizado em 02h42min - 18 de Junho de 2013

Governador recebe lideranças em comemoração ao Dia da Indústria

BELO HORIZONTE (27/05/10) - O governador Antonio Anastasia recebeu no Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte, nesta quinta-feira (27), o presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Armando Monteiro Neto. Durante almoço em comemoração ao Dia da Indústria, o presidente da CNI recebeu a Medalha da Inconfidência concedida em reconhecimento às pessoas que contribuíram de forma decisiva ao desenvolvimento do Estado.

“O doutor Armando Monteiro não pôde estar no dia 21 de abril, em Ouro Preto, mas hoje tivemos a oportunidade de conceder-lhe, então, a Grande Medalha, e essa honraria reflete o reconhecimento que nós mineiros temos pela sua trajetória como grande homem da indústria brasileira, presidindo a CNI e também como parlamentar do estado de Pernambuco, e grande amigo de Minas. É um reconhecimento pela sua trajetória e da grande identidade que temos entre Minas e Pernambuco”, disse o governador Antonio Anastasia.

Armando Monteiro estava acompanhado do presidente eleito da CNI para a gestão 2010/2014, o ex-presidente da Fiemg, Robson Braga; e também pelo novo presidente da Fiemg, Olavo Machado Júnior. O ex-governador Aécio Neves; o prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda; o presidente da Usiminas, Wilson Brumer; e o presidente do BDMG, Paulo Paiva; também participaram do almoço em homenagem à indústria brasileira.

Durante a solenidade de entrega da Grande Medalha, o presidente da CNI ressaltou o trabalho de parceria realizado no decorrer dos últimos sete anos, entre o Governo do Estado e a iniciativa privada.

“Quero expressar a minha alegria por estar aqui hoje recebendo a comenda de Tiradentes e registrar essa parceria que o Governo de Minas, nos últimos anos, sempre manteve com o setor privado. Um diálogo e uma parceria muito cooperativa que produziu um grande resultado para a economia de Minas. Os brasileiros reconhecem que Minas fez o dever de casa de forma exemplar. Me refiro ao padrão de gestão pública que aqui se realizou e que foi fundamental para que Minas pudesse reestruturar as finanças públicas, permitindo que o Estado pudesse ter uma posição muito indutora do processo de crescimento”, disse o presidente da CNI, Armando Monteiro Neto.

O Dia da Indústria foi instituído pelo presidente Juscelino Kubitschek, em 1957. No mesmo ano, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) criou a Medalha do Mérito Industrial. A medalha nº 1 foi entregue ao Presidente JK, pelo industrial mineiro Lídio Lunardi. Em Minas, a comemoração teve início em 1960.