Ciência e Tecnologia

10h18min - 16 de Outubro de 2015 Atualizado em 12h18min

Governo amplia investimentos em Ciência e Tecnologia na abertura da Semana Nacional

Sectes e Fapemig disponibilizarão R$4 milhões em iniciativas para popularização e comunicação pública da ciência e tecnologia

O Governo de Minas Gerais vai investir R$ 4 milhões em projetos de popularização e divulgação da ciência, tecnologia e inovação. Os recursos serão disponibilizados por meio de duas chamadas públicas.

Os novos investimentos na área serão anunciados pelo secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes), Miguel Corrêa, e pelo diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), Paulo Sérgio Beirão, na próxima segunda-feira (19/10), na abertura oficial da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2015 (SNCT), em Minas Gerais.

As chamadas públicas são para o Apoio à Organização e Execução de Ações de Popularização da Ciência, Tecnologia e Inovação e para Apoio à Criação e Consolidação das Estruturas de Comunicação e Divulgação da Ciência. Juntas, Fapemig e Sectes investirão R$ 4 milhões.

Na abertura do evento também será feita homenagem póstuma e entrega de placas à família de duas grandes pesquisadoras e popularizadoras da ciência no estado, falecidas neste ano de 2015: Maria das Graças Ribeiro e Virgínia Schall.

Ambas fizeram parte do Conselho Executivo do Pop Ciência e contribuíram na organização de grandes eventos em muitas edições da SNCT.  O encontro também será uma oportunidade para apresentar a Rede Mineira de Comunicação Científica e divulgar o Workshop de Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia, que será realizado no dia 11 de novembro.

Sobre a Semana

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) foi estabelecida pelo Decreto Nº 5.101, de 8 de Junho de 2004. Ela é realizada no mês de outubro sob a coordenação do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), por meio do Departamento de Difusão e Popularização da Ciência e Tecnologia.

O evento conta com a colaboração de secretarias estaduais e municipais, agências de fomento, espaços científico-culturais, instituições de ensino e pesquisa, sociedades científicas, escolas, órgãos governamentais, empresas de base tecnológica e entidades da sociedade civil.

A Semana tem o objetivo de aproximar a ciência e tecnologia da população, promovendo eventos que congregam centenas de instituições a fim de realizarem atividades de divulgação científica em todo o país em linguagem acessível à população.

O MCTI faz um ranking das ações relacionadas à Semana. Até o momento, Minas Gerais desenvolveu 2.941 atividades de divulgação, 244 instituições cadastradas e 209 municípios foram envolvidos.

Minas Gerais ocupa o 1º lugar em número de municípios participantes, 2º lugar em número de instituições e o 4º lugar em número de atividades cadastradas. O recorde dos números de 2014 já foram batidos em municípios e instituições.

Dia: 19/10/2015

Abertura da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia em Minas Gerais