Economia / Desenvolvimento

17h42min - 25 de Janeiro de 2012 Atualizado em 08h26min - 01 de Julho de 2013

Governo de Minas anuncia investimentos de R$ 182,5 milhões e geração de mais de 2.100 empregos

Protocolos de intenções foram assinados com a Graham Packaging do Brasil Indústria e Comércio S/A e o Grupo Camargos Júnior Participações Ltda.

Leonardo Horta/Sede
Empresa Camargos Júnior: Felipe Isac, Mário José Júnior de Camargos e Frederico Álvares

BELO HORIZONTE (25/01/12) - A secretária de Estado de Desenvolvimento Econômico, Dorothea Werneck, e o presidente do Instituto de Desenvolvimento Integrado de Minas Gerais (Indi), José Frederico Álvares, assinaram, nesta quarta-feira (25), dois novos protocolos de intenções que serão responsáveis pela geração de 2.185 novos empregos em Minas Gerais. A Graham Packaging do Brasil Indústria e Comércio S/A e o Grupo Camargos Júnior Participações Ltda. anunciaram investimentos de R$ 182,5 milhões na implantação de dois projetos no Estado.

Com aporte de R$ 40 milhões, a Graham Packaging irá instalar uma unidade na área da fábrica da Danone em Poços de Caldas, no Sul de Minas, com geração de 70 empregos diretos e outros 15 indiretos. A empresa produzirá frascos plásticos para iogurtes Danone.

Durante a assinatura do protocolo, a secretária Dorothea Werneck comentou os bons resultados anunciados, nessa terça-feira (24), pelo Ministério do Trabalho. “Minas já está em segundo lugar no país na geração de novos postos de trabalho. Estamos trilhando um caminho que não se faz sozinho. Precisamos de parcerias de empresas privadas como a Graham Packaging, que traz investimentos com maior valor agregado para o Estado”, frisou.

Para o diretor comercial da empresa, Felipe Levandoski, o atendimento do Estado foi surpreendente. “Em nome do vice-presidente da Graham Packaging do Brasil, Paul Bailie, agradeço a receptividade dos representantes de Minas Gerais, que nos atenderam com tamanha dedicação e de forma única, como nunca presenciamos em nenhum lugar do mundo. De fato, nos sentimos muito acolhidos no Estado”.

O projeto da Graham Packaging em Poços de Caldas contempla a instalação de máquinas de sopradoras de frascos plásticos para iogurtes de 80, 100 e 180 gramas. “Iremos trazer para o Estado a mais avançada e inovadora tecnologia de sopro disponível no mundo, com máquinas rotativas. Esperamos que este seja apenas o primeiro de muitos outros investimentos que faremos em Minas Gerais”, planeja Felipe Levandoski.

De acordo com o planejamento da empresa, as três máquinas rotativas serão capazes de produzir, aproximadamente, 600 milhões de frascos, anualmente. Os equipamentos transformarão polietileno peletizado em frascos, que serão transferidos, via transportadores pneumáticos, para silos especiais de armazenagem. O cronograma do projeto, iniciado em dezembro de 2011, tem conclusão prevista para setembro deste ano.

Empresa

Multinacional, subsidiária do grupo neo-zelandês Rank, líder mundial de embalagens plásticas com mais de 300 fábricas no mundo, a Grahan está estabelecida no Brasil desde o ano 1993. Com 97 unidades distribuídas por vários países, a Grahan está sediada em York, no estado da Pensilvânia, nos Estados Unidos. No Brasil, opera no sopro de embalagens plásticas, em especial de polietileno e PET, com cinco fábricas, sendo três no Estado do Rio de Janeiro, uma em São Paulo e outra no Paraná.

Grupo Camargos Junior

A região Central de Minas será contemplada com mais um investimento este ano. Trata-se do projeto Minero-logístico do Grupo Camargos Junior, que irá investir R$ 142,5 milhões na cidade de Ibirité, gerando 460 novos empregos diretos e outros 1.640 indiretos.

O empreendimento será conduzido pela MTransminas Minerações Ltda., empresa do grupo Camargos Júnior que administra toda a divisão do setor de mineração. Sua atuação abrange a pesquisa, lavra e licenciamento de jazimentos em minerais, ação esta direcionada à obtenção de produtos minerais de acordo com a demanda do mercado. “Esse é um empreendimento integrado ao projeto Santa Paulina, que inclui mineração e logística. Vamos criar um terminal multimodal, tendo em vista que a logística para escoamento da nossa produção é a grande dificuldade da região”, explica o diretor administrativo da empresa, Mário José Junior de Camargos.

Do total do investimento anunciado, R$ 140 milhões serão destinados à aquisição de terrenos, estudos, projetos, obras civis e equipamentos para a mineração. O restante (R$ 2,5 milhões) será aplicado na parte logística do negócio.

O projeto teve início em 2008, e sua conclusão está prevista para o início de 2031, quando deverá atingir a capacidade de produção anual de 540 mil toneladas de minério de ferro.

O Grupo Camargos Júnior S/A iniciou suas atividades em 1972, prestando serviços para os setores de siderurgia, mineração e agropecuária. O crescimento e sucesso da empresa ao longo de décadas resultaram na aquisição de novos empreendimentos e na inserção em diversos setores, instituindo assim, a holding Camargos Júnior, que passou a administrar todas as empresas do grupo, que atuam nos segmentos de mineração, energia renovável, agronegócios, reflorestamento e siderurgia.