Reforma Agrária

15h40min - 10 de Maio de 2010 Atualizado em 02h53min - 27 de Junho de 2013

Governo de Minas beneficia 1,5 mil pessoas em Capelinha

CAPELINHA (10/05/10) - A Secretaria de Estado Extraordinária para Assuntos de Reforma Agrária (Seara) e o Instituto de Terras do Estado de Minas Gerais (Iter), entregaram nessa sexta-feira (7), em Capelinha, no Vale do Jequitinhonha, 357 títulos de propriedade (269 rurais e 88 urbanos). A cerimônia de entrega aconteceu no Espaço Cultural da prefeitura.

Mil e quinhentas pessoas foram beneficiadas com o documento que lhes dá segurança jurídica da posse e abre para elas as oportunidades de acesso a linhas de crédito e programas de governo, bem como confere ao titular maior facilidade para se aposentar.

O secretário Manoel Costa, também diretor-geral em exercício do Iter, disse na entrega dos títulos que com o programa de regularização Fundiária Rural e Urbana o crescimento de todos é garantido. “Esse momento vai garantir o desenvolvimento e isso faz uma grande diferença para todos vocês, que estão aqui hoje”.

Dona Vicência Luiz dos Reis, do sítio Barra do Jardim, de 30 hectares, esperou 40 anos por esse dia. Só agora pode ter o seu documento da terra. “Estou me sentindo muito bem. Agora vou ter mais oportunidades”, avaliou.

Adão Aparecido Cardoso estava acompanhando a mãe, dona Luzia Rocha da Silva. Segundo ele, foram 50 anos de espera. “A minha terra de 12 hectares, chamada de Ribeirão Montes Claros, agora tem documento”, comemorou Luzia. A família espera agora poder comprar umas vaquinhas para ajudar na renda.