Turismo | Esportes

16h58min - 12 de Março de 2014 Atualizado em 19h01min

Governo de Minas disponibiliza serviço para cidadão tirar dúvidas sobre doping esportivo

Central de atendimento vai oferecer, a partir do dia 17, informações sobre a utilização de drogas e outras substâncias por praticantes de atividade física

Aline Pereira/Setes MG
Na foto, o secretário-adjunto da Setes, Rogério Romero, o presidente da Smexe, Marconi Gomes, e a servidora do LigMinas, Jeane Martins
A Secretaria de Estado de Turismo e Esportes (Setes) lançou um serviço telefônico para prestar informações específicas sobre o doping esportivo nesta quarta-feira (12). A linha estará disponível a partir da próxima segunda-feira (17) no LigMinas, central de atendimento que já presta esclarecimentos ao usuário sobre os diversos serviços e órgãos do Governo de Minas.

Para ter acesso às informações, deve-se ligar para o 155 e escolher a opção 1. Em seguida, os atendentes poderão tirar dúvidas sobre os malefícios causados pelo uso dessas drogas ou de outras substâncias por praticantes de atividade física, como, por exemplo, para potencializar os efeitos do treinamento, dentre outras informações. Para ligações de outros estados o telefone de atendimento é o (31) 3303-7995. O horário de funcionamento da central é de segunda a segunda, das 7h às 21h.

“Trata-se de um canal direto e confiável voltado não só ao atleta de alto rendimento, mas também ao cidadão em geral que frequenta academia ou que pratica alguma outra atividade física, e está em dúvida se pode ou não fazer uso de algum medicamento ou suplemento”, comentou o secretário-adjunto de Estado de Turismo e Esportes, Rogério Romero.

Para o presidente da Sociedade Mineira de Medicina do Exercício e do Esporte (Smexe), o cardiologista Marconi Gomes, a iniciativa é importante, pois as pessoas, para atender padrões de beleza, estão cada vez mais suscetíveis a informações de baixa qualidade e, por isso, são induzidas a utilizar substâncias para obter resultados rápidos, mesmo sem saber seus efeitos. “Esse é um problema de saúde pública e por isso devemos disseminar o alto risco que se corre fazendo uso de medicamentos, suplementos e anabolizantes de maneira indiscriminada. Risco de infarto, AVC, câncer hepático e até a morte”, destacou.

O novo canal telefônico conta com as parcerias das secretarias de Estado de Defesa Social, por meio da Subsecretaria de Políticas sobre Drogas, de Governo, por meio da Subsecretaria da Juventude, e da Sociedade Mineira de Medicina do Exercício e do Esporte.

Ação em rede

O novo serviço telefônico integra um trabalho iniciado em 2013 com a campanha “Eu não preciso de doping para ser o melhor. Nem você”. Seu lançamento, em Belo Horizonte, contou com um seminário gratuito voltado a atletas, educadores físicos e estudantes da área.

O encontro foi com a maior referência brasileira no assunto, o doutor Eduardo De Rose, membro da Comissão Médica e Científica do Comitê Olímpico Internacional e conselheiro da Agência Mundial Antidoping, que destacou que o problema do doping é generalizado e ocorre com atletas conhecidos e desconhecidos.

“No Brasil, 80% do doping é desinformação. A automedicação tão corriqueira no dia-a-dia dos brasileiros acaba incidindo em um caso de substâncias indevidas”, comentou o médico durante sua visita à capital. Dentro das atividades propostas pela campanha, a Setes também lançou um site específico sobre o assunto (doping.esportes.mg.gov.br/) e, numa parceria inédita com a Conselho Regional de Educação Física (CREF6-MG), produziu placas para serem afixadas em academias de ginástica alertando sobre o riscos do uso de anabolizantes.

“Por meio dessa campanha, Minas também foi pioneira ao oferecer exames antidoping para atletas em formação. Realizamos os testes durante a edição do ano passado dos Jogos de Minas, realizada em Ipatinga, na Região do Vale do Aço”, finalizou o secretário-adjunto da Setes, Rogério Romero.