19h56min - 27 de Agosto de 2009 Atualizado em 14h08min - 18 de Junho de 2013

Governo de Minas entrega conjunto habitacional no Triângulo

As 100 casas foram entregues em Itapagipe, no Triângulo, por meio de investimentos de R$ 2,6 milhões do Governo de Minas, com aporte de R$ 150 mil da prefeitura do município. O vice-governador Antonio Augusto Anastasia participou da solenidade de entrega das moradias.

ITAPAGIPE (27/08/09) - O Governo de Minas entregou, nesta quinta-feira (27), o Conjunto Habitacional José Menezes II, em Itapagipe, no Triângulo Mineiro. A inauguração contou com a presença do vice-governador Antonio Augusto Anastasia e do presidente da Companhia de Habitação do Estado de Minas Gerais (Cohab/MG), Sebastião Navarro. As 100 casas construídas tiveram investimentos do Estado de R$ 2,6 milhões, com aporte de R$ 150 mil da prefeitura. Durante as obras, foram gerados mais de 120 empregos diretos e indiretos.

“É muito positivo que nós tenhamos a possibilidade de fazer essa entrega e de ver a felicidade das pessoas aqui contempladas”, considerou Anastasia. O vice-governador ressaltou que o Governo de Minas já entregou cerca de 350 conjuntos habitacionais e, até o final do ano, serão outros 400. “É um número muito importante e nós conseguimos de fato um investimento expressivo de R$ 500 milhões. São quase 24 mil famílias beneficiadas num projeto que resultou de fato do grande esforço do Governo de Minas com recursos do Tesouro do Estado”, disse.

Do total de proprietários das novas casas em Itapagipe, 53 são mulheres chefes de família e três idosos que tiveram pontuação maior no processo de seleção dos mutuários. Adelino Longuinho de Queirós, portador de necessidades especiais, vai receber uma casa adaptada, com área 40% maior que a casa padrão e dotada de equipamentos para facilitar o deslocamento e o uso das dependências pelo cadeirante. Outra casa, também adaptada, é a do mutuário Joel Gonçalves Barbosa que também usa cadeira de rodas. Nesta quinta-feira, ele recebeu das mãos do vice-governador as chaves da sua nova residência.

Luzia Helena Gomes da Silva também recebeu as chaves da sua casa própria. Ela trabalha como servente de pedreiro e gasta R$ 160 por mês para pagar o aluguel da casa onde mora com os dois filhos e uma sobrinha. “Para mim vai ser bem melhor daqui pra frente, pois vou pagar por uma casa que é minha. Pago aluguel há 11 anos e se esse dinheiro fosse para pagar a minha casa, já estaria quase quitada. Estou muito feliz”, comemorou. Luzia vai pagar R$ 74 pelo financiamento e pretende se mudar até o dia 5 de setembro, dia em que vencerá a última mensalidade de aluguel que vai pagar na vida.

O presidente da Cohab-MG, Sebastião Navarro, lembrou a importância da parceria com as prefeituras para o resultado final e sucesso do empreendimento. Ele entregou as chaves de uma das casas a mutuária Lucimar Salvador que recebeu de joelhos.

A prefeita de Itapagipe, Benice Nery Maia, observou a importância da moradia para as famílias. “Este momento é de agradecimento a Deus pois é tão importante em nossas vidas e na vida de tantas famílias de Itapagipe. Quantas mães estão felizes hoje neste momento, quantos pais estão sorrindo de felicidade por saber que a partir de hoje não mais pagarão aluguel”, destacou.

Em 2006, o Governo de Minas entregou o Conjunto Habitacional Residencial José Menezes I, também com 100 casas, onde vive Maria Aparecida de Oliveira Morais com os três filhos e o marido. Ela gastava, por mês, cerca de R$ 200 com aluguel. Atualmente, paga apenas R$ 48 mensais pelo financiamento da casa própria, que dura até 20 anos. Com a economia dos últimos três anos, Maria Aparecida já fez várias adaptações no imóvel, como a construção da garagem, do muro e piso de cerâmica. “Aos poucos se torna possível melhorar a vida. Se Deus quiser, ainda vamos melhorar mais. Para mim, a minha casa é ótima”, disse a dona de casa, demonstrando orgulho pela conquista.

Hoje, na região do Triângulo, estão em construção 737 casas, em sete cidades, representando investimentos de aproximadamente R$ 16,2 milhões, que geram durante as obras cerca de 960 empregos diretos e indiretos; salários e renda indireta de aproximadamente R$ 3,4 milhões.

Mais inaugurações

Além do Conjunto Habitacional de Itapagipe, o Governo de Minas entrega casas em mais três municípios esta semana: Fronteira, no Triângulo Mineiro; Machado, no Sul de Minas; e Engenheiro Navarro, na região Norte. No total, são 258 casas populares construídas pela Cohab-MG dentro do Projeto Estruturador Lares Geraes - Habitação Popular, destinado a famílias com renda de até três salários mínimos.

O investimento nessas obras foi de R$ 5,1 milhões em recursos do Fundo Estadual de Habitação, com participação das prefeituras, parceiras dos empreendimentos, que doaram os terrenos e executaram as obras de infraestrutura. Com essas inaugurações, o Governo de Minas alcança o total de 18.815 moradias de interesse social entregues em todo o Estado. Outras 2.765 estão em construção e 1.697 já estão prontas, esperando apenas a conclusão de pequenas obras de infratestrutura para a entrega.