Gestão | Governo

14h55min - 25 de Agosto de 2015 Atualizado em 14h53min

Governo de Minas Gerais instala primeira etapa do Fórum Regional do Território Noroeste

Espaço aberto para debate popular sobre prioridades da região será realizado nesta quarta-feira (26/8) em Patos de Minas; já foram instalados 11 fóruns de um total de 17

O Governo do Estado de Minas Gerais instala o primeiro Fórum Regional de Governo – Território Noroeste nesta quarta-feira (26/8) na cidade de Patos de Minas. Esta é a 12ª  instalação de Fórum Regional dentre os 17 territórios de desenvolvimento em que o estado foi dividido. Já foram instalados os territórios do Norte (Montes Claros), Território Médio e Baixo Jequitinhonha (Araçuaí), Território Mucuri (Teófilo Otoni), Território Sudoeste (Passos), Território Vale do Aço (Ipatinga), Território Mata (Juiz de Fora), Território Vertentes (São João del-Rei), Território Alto Jequitinhonha (Diamantina), Território Caparaó (Manhuaçu), Território Vale do Rio Doce (Governador Valadares) e Território Central (Curvelo).

O Território Noroeste reúne 30 municípios, com uma população total de aproximadamente 653 mil habitantes. Comparada aos outros Territórios de Desenvolvimento, a região Noroeste tem a menor densidade demográfica. São 8,40 habitantes por km².

O que são os Fóruns

Os Fóruns Regionais têm por objetivo marcar oficialmente a participação popular na elaboração, execução, monitoramento e avaliação de políticas públicas regionalizadas. A população de cada território é convidada, periodicamente, a participar de reuniões, debates, assembleias, grupos de trabalho, câmaras temáticas, dentre outros instrumentos, que deverão garantir espaços democráticos, O principal objetivo é subsidiar o planejamento e as ações de Governo para a promoção do desenvolvimento econômico e social.

Neste primeiro ano, os Fóruns vão fazer o levantamento de prioridades de cada território para que os dados possam orientar a elaboração do PPAG (Plano Plurianual de Ações Governamentais), PMDI (Plano Mineiro de Desenvolvimento Integrado) e LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias). Com esta agenda inicial encerrada, a partir de 2016 os Fóruns seguem como canal de constante diálogo com a sociedade civil.

Os Fóruns serão articulados de forma a envolver representantes do Governo do Estado, de órgãos federais de expressão regional, prefeitos, vereadores, entidades empresariais e sindicais e representações do poder legislativo estadual e federal. Representantes da sociedade civil serão maioria nos colegiados executivos.

Lista dos microterritórios e municípios que fazem parte do Noroeste:

João Pinheiro: Brasilândia de Minas,  João Pinheiro, Lagoa Grande

Patos de Minas: Arapuá, Carmo do Paranaíba, Guarda-Mor, Lagamar, Lagoa Formosa, Matutina, Patos de Minas, Presidente Olegário, Rio Paranaíba, Santa Rosa da Serra São Gonçalo do Abaeté, São Gotardo, Tiros, Varjão de Minas, Vazante

Unaí: Bonfinópolis de Minas, Buritis, Cabeceira Grande, Arinos, Chapada Gaúcha, Dom Bosco, Formoso, Natalândia, Paracatu, Riachinho, Unaí, Uruana de Minas

Serviço de Instalação do Fórum Regional de Governo do Território Noroeste

Local: Buffet Decor Fest (Av. Pres. Tancredo Neves, 445 - Cidade Nova)