09h47min - 10 de Setembro de 2015 Atualizado em 09h56min

Governo de Minas Gerais promove discussão do ICMS Patrimônio Cultural

Rodada Regional percorrerá as 17 regiões dos territórios de desenvolvimento. Iepha orientará municípios sobre como pleitear os recursos

O Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG) promove, a partir desta quinta-feira (10/9), até 5 de novembro, a 5ª Rodada Regional do ICMS Cultural. A iniciativa percorrerá dez cidades nas 17 regiões, demarcadas pelo Governo Estadual como territórios de desenvolvimento.

O primeiro município a receber a equipe do Iepha-MG, nesta quinta-feira, é Guaranésia, no Sul do estado. O evento integra as comemorações dos 114 anos da cidade.

Com a Rodada, o Instituto quer dialogar com os gestores públicos dos municípios participantes do programa ICMS Patrimônio Cultural e coletar sugestões e propostas para encaminhamento ao Conselho Estadual do Patrimônio, órgão regulador do programa. Também serão prestados esclarecimentos sobre os critérios para a transferência de recursos do ICMS aos municípios, prevista em lei estadual.

Ainda em setembro, a Rodada ocorrerá em outras duas cidades: no dia 18, em Formiga, na região Oeste de Minas Gerais; e no dia 24, em Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.

Em outubro, encontro acontece em outros cinco municípios: no dia 7, em Diamantina, na região do Alto Jequitinhonha; no dia 8, em Pirapora, na região Noroeste; no dia 20, em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte; no dia 22, em Governador Valadares, no Vale do Rio Doce; e no dia 29, em Araxá, na região do Alto Paranaíba.

Finalizando a programação, no dia 5 de novembro, o município de Viçosa, na região do Caparaó, recebe a equipe do Iepha-MG.

A 5ª Rodada Regional do ICMS Cultural integra a programação da 5ª edição da Jornada Mineira do Patrimônio Cultural. Trata-se de uma oportunidade para que representantes dos municípios possam debater a efetivação de uma política municipal de proteção ao patrimônio cultural e seus impactos na busca constante da preservação dos bens culturais em suas comunidades, garantindo assim os repasses financeiros.

Assessoria aos municípios

A Lei Estadual 18.030/09, que dispõe sobre a distribuição da parcela proveniente da arrecadação do ICMS e destinada aos municípios, atribui ao Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG), por meio do Conselho Estadual do Patrimônio (Conep), a responsabilidade de estabelecer os parâmetros para que os municípios possam receber recursos financeiros advindos do critério do patrimônio cultural, conhecido como ICMS Patrimônio Cultural.

Para receber os recursos, o município deve construir e colocar em prática, com a participação da comunidade, sua política municipal de proteção ao patrimônio cultural, trabalhando para que ela se efetive como política pública.

Neste sentido, o Iepha-MG presta orientação técnica aos municípios e esclarece as dúvidas com relação às normas estabelecidas na Deliberação Normativa do Conep.

A orientação às prefeituras tem por objetivo a inserção municipal nas políticas de proteção ao patrimônio cultural, além de oferecer informações para que os procedimentos exigidos na Deliberação Normativa sejam cumpridos de forma correta e dentro dos prazos, garantindo a pontuação que calculará os valores de repasse financeiro.