20h26min - 07 de Abril de 2010 Atualizado em 09h55min - 29 de Junho de 2013

Governo de Minas Gerais quer ampliar parcerias com a UFMG

BELO HORIZONTE (07/04/10) - O governador de Minas Gerais, Antonio Anastasia, reuniu-se, nesta quarta-feira (7), com o reitor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Clélio Campolina, com pró-reitores e com a direção das Unidades Educacionais da Universidade. No encontro, o governador, que é ex-aluno e professor licenciado da universidade, defendeu o aprofundamento das parcerias existentes entre o Governo de Minas e a UFMG.

“São parcerias importantes iniciadas no governo Aécio Neves. A Universidade está em praticamente todas as políticas publicas do Estado: cultura, educação, assistência, tecnologia, esporte e nós queremos que isso continue, cada vez mais, de maneira aprofundada e densa”.

O investimento de recursos na Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) foi apontado por Antonio Anastasia como resultado de uma dessas parcerias, que considerou fundamental para o desenvolvimento de Minas. O governador lembrou que a destinação de 1% do orçamento do Estado na Fapemig - uma determinação constitucional, mas que nunca havia sido cumprida até o governo Aécio Neves - era uma reivindicação histórica da comunidade acadêmica. O governador Anastasia ressaltou que o governo tem mantido e continuará a assegurar recursos no orçamento do Estado para este fim.

“Eu acho que nós temos que dar continuidade na aplicação de recursos da Fapemig, e continuar com a parceria na questão de Saúde Pública (como no caso do Hospital Risoleta Neves). Mas eu acho que o feito mais relevante e que comprova bem essa parceria será a inauguração do BHTec, que é o Centro Tecnológico da Universidade Federal em parceria com o Estado e com a Prefeitura de Belo Horizonte para o desenvolvimento da nossa capital, do nosso Estado, em termos de investimentos. Esse Parque Tecnológico será um exemplo, e será também um cartão de visita, da Universidade e de Minas Gerais”, disse Antonio Anastasia.

O reitor da UFMG, Clélio Campolina, lembrou que o governador Anastasia não só estudou na Universidade, como faz parte do seu quadro de professores. Ele ressaltou a expectativa de ampliação das parcerias.

“É uma honra para nós receber o professor Anastasia, que agora é o governador do nosso Estado, que é uma pessoa que sempre se dedicou pela sua competência profissional, pela sua retidão ética e moral, à gestão pública. Esperamos continuar essa parceria entre a UFMG e as atividades do Estado e desejamos a ele sucesso na sua gestão”, afirmou o reitor.

Professores

Na sua passagem pela Universidade Federal de Minas Gerais, nesta quarta-feira (7), o governador Antonio Anastasia foi saudado por vários diretores de unidade, entre eles o diretor da Escola de Educação Física, Emerson Silami, que agradeceu a liberação de recursos estaduais para a construção do Centro Esportivo da Universidade.

Já o diretor do Fundo de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep), Márcio Ziviani, agradeceu os inúmeros projetos desenvolvidos com o atual Governo de Minas, que segundo ele, sempre confiou na instituição.

O diretor da Faculdade de Educação, Orlando Aguiar, solicitou ao governador atenção especial para os professores da rede estadual de ensino. Também o diretor da Escola de Belas Artes, Luiz Souza, lembrou que vem mantendo diversas parcerias com o governo, através da Fapemig, e informou que já está em contato com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese) para formatação de novos projetos conjuntos.