Minas por Região
Fazenda | Gestão | Governador | Governo

17h43min - 27 de Abril de 2015 Atualizado em 17h53min

Governo de Minas Gerais quer estreitar relações com Reino Unido

Secretários de Planejamento e de Fazenda apresentaram panorama econômico do Estado para a delegação britânica e líderes de empresas

Manoel Marques/Imprensa MG
Governador Fernando Pimentel discute parcerias econômicas com representantes do Reino Unido
Governador Fernando Pimentel discute parcerias econômicas com representantes do Reino Unido

O governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel, reuniu-se nesta segunda-feira (27/4), no Palácio Tiradentes, em Belo Horizonte, com o embaixador do Reino Unido no Brasil, Alexander Ellis, e líderes de empresas e investidores para apresentar o Estado e abrir diálogo para futuras parcerias.

Coube aos secretários de Estado de Planejamento e Gestão, Helvécio Magalhães, e de Fazenda, José Afonso Bicalho, fazer um panorama da economia do Governo do Estado e destacar os planos da nova gestão em Minas Gerais para ampliar os investimentos.

Helvécio Magalhães destacou o potencial de Minas Gerais e a participação do Estado como terceira maior economia do Brasil. “É nosso desejo ampliar a relação com os países e acreditamos que temos ainda o que crescer na relação com o Reino Unido”, declarou.

Segundo o secretário, o foco da nova gestão é pular de uma economia do século 19 e 20 para uma economia do século 21. “Minas tem de dar um salto. Diagnosticamos a falta de um claro projeto de desenvolvimento. Estamos buscando parcerias para dar conta dessa tarefa”, afirmou. O governador Fernando Pimentel tem defendido que, para avançar neste ponto, Minas Gerais precisa buscar a economia do conhecimento.

O embaixador do Reino Unido no Brasil salientou o interesse do governo britânico em ampliar o eixo de atuação, hoje centrado em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília, firmando acordos também com Minas Gerais. “Já temos parcerias com as universidades nas áreas de pesquisa e sustentabilidade. É prioridade a relação com o Estado, com uma cooperação muito mais profunda”, ressaltou Alexander Ellis.

O secretário de Fazenda, José Afonso Bicalho, apresentou um panorama da situação fiscal do Estado e ressaltou a importância de se fechar parcerias com grandes empresas para alavancar as finanças nos próximos quatro anos. “O quadro fiscal do Estado foi negativo nos últimos anos. Passou-se por uma fase de deterioração das finanças. É isso que precisamos reverter”, destacou.

A atuação da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) e da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig) também ganhou destaque durante o encontro. Segundo o presidente da Codemig, Marco Antonio Castello Branco, um dos objetivos da companhia é ser uma empresa pública inovadora, reconhecida pela habilidade de estabelecer parcerias e gerar desenvolvimento para o Estado. “Com a ajuda da Codemig, vamos tornar os empreendimentos em Minas Gerais atrativos”, afirmou o presidente. Dados sobre a liderança da Cemig no país foram apresentados pelo superintendente de Negócios de Distribuição da empresa, César Vaz de Melo.

Além do embaixador do Reino Unido no Brasil, participaram da reunião o cônsul-geral no Rio de Janeiro, Jonathan Dunn, o cônsul Honorário em Belo Horizonte, José Antônio de Souza Neto, e o chefe da Assessoria Internacional do Governo de Minas, Rodrigo Perpétuo, além de representantes de empresas britânicas com atuação no Brasil.

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato