Minas por Região
Governo

11h04min - 10 de Setembro de 2015 Atualizado em 08h46min

Governo de Minas Gerais realiza segunda etapa do Fórum Regional Território Noroeste

Integrantes de movimentos sociais e sociedade civil se reúnem nesta sexta-feira, em Paracatu, para indicar as prioridades dentro dos cinco eixos de ação

O município de Paracatu recebe nesta sexta-feira (11/9) a segunda etapa do Fórum Regional de Governo para o Território Noroeste. O objetivo é apontar os problemas e as necessidades da região por meio do Diagnóstico Territorial.

A população, juntamente com movimentos sociais, igrejas, sindicatos e empresários, vai decidir quais são as prioridades das 30 cidades que compõem a região.

O que for definido como prioridade será encaminhado aos técnicos da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) para ser incluído nos planos de ação do Governo de Minas Gerais.

Para facilitar o apontamento das demandas, os participantes devem preencher o Formulário de Diagnóstico Territorial, que está dividido em cinco tópicos: Desenvolvimento Produtivo Científico e Tecnológico; Infraestrutura e Logística; Saúde e Proteção Social; Segurança Pública; e Educação e Cultura.

O participante que já tiver recebido o formulário na primeira etapa do fórum poderá entregá-lo agora, nesta segunda etapa.

A Ouvidoria Geral do Estado de Minas Gerais (OGE) também participará desta etapa, com atendimento móvel, que vai recolher críticas, elogios e sugestões a respeito dos serviços públicos oferecidos para a população.

Já receberam a segunda etapa dos Fóruns Regionais os territórios Norte (Montes Claros), Médio e Baixo Jequitinhonha (Almenara), Mucuri (Teófilo Otoni), Sudoeste (Passos), Vale do Aço (Ipatinga), Zona Da Mata (Juiz de Fora), Vertentes (Barbacena), Central (Curvelo), Alto Jequitinhonha (Diamantina), Vale do Rio Doce (Governador Valadares) e Caparaó (Ponte Nova).

Próximos passos

O próximo passo do programa é finalizar os diagnósticos territoriais e, com eles, construir dois planos essenciais para o futuro de Minas Gerais: o Plano Plurianual de Ação Governamental (PPAG) - planejamento de atuação do Governo para os próximos quatro anos - e o Plano Mineiro de Desenvolvimento Integrado (PMDI), que consolida políticas públicas em longo prazo.

Saiba mais sobre os Fóruns Regionais

Os Fóruns Regionais de Governo são um novo modelo de gestão no Estado e foi criado para dar voz à sociedade para que se manifeste em busca de soluções específicas para as diferentes localidades de Minas Gerais. Para isso, o estado foi dividido em 17 Territórios de Desenvolvimento, com uma sede em cada.

Neste primeiro ano serão levantadas as prioridades das regiões e, a partir de 2016, os encontros servirão como canal de diálogo permanente entre a administração pública e a sociedade civil. As secretarias de Estado de Governo (Segov), de Planejamento e Gestão (Seplag) e a de Direitos Humanos, Participação Social e Cidadania (Sedpac) fazem a coordenação do projeto.

Participação ativa

A proposta dos Fóruns Regionais de Governo consiste em convidar, periodicamente, a população a comparecer às reuniões, debates, assembleias, grupos de trabalho, entre outras modalidades de diálogo. Estes espaços democráticos asseguram o planejamento das ações, a fim de promover desenvolvimento econômico e social.

O acompanhamento técnico de todas as etapas fica a cargo do Colegiado Executivo, composto por representantes de órgãos do Governo do Estado e, em maior número, da sociedade civil. Este colegiado é responsável pelo encaminhamento das demandas levantadas nos fóruns.

Serviço:

Data: 11/9

Horário: 8h

Local: Faculdade Atenas

Endereço: Rua Euridamas Avelino de Barros 60, bairro Lavrados, Paracatu

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato