Ciência e Tecnologia | Educação

14h23min - 20 de Outubro de 2015 Atualizado em 14h22min

Governo de Minas Gerais retoma obras do Brasil Profissionalizado

Secretarias de Estado e a Universidade Estadual de Montes Claros definem cronograma de término das atividades

As escolas do programa Brasil Profissionalizado vão se tornar realidade. Após anos de espera, as comunidades poderão contar com as 13 unidades previstas em convênios com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). A situação se arrastava desde 2009, e, em mais uma demonstração de compromisso com a educação, o Governo de Minas Gerais conseguiu solucionar as pendências que travaram a execução do projeto.

De acordo com o convênio firmado, as secretarias de Educação (SEE) e de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes), ao lado da Unimontes, ficarão responsáveis por conduzir o programa. Para a conclusão das obras serão investidos mais de R$ 33 milhões do orçamento da Secretaria de Educação, divididos em quatro parcelas até o início de 2017. Das 13 escolas, sete (Lagoa Santa, Bocaiúva, Ibirité, Manga, Brasília de Minas, Pompéu e Unaí) estão em construção e as outras seis (Monte Azul, Janaúba, Espinosa, Grão Mogol, Joaíma e Taiobeiras) estão com obras paralisadas.

O cronograma prevê que as obras que estão em andamento poderão ser concluídas no primeiro semestre de 2016. Já as que estão paralisadas precisarão passar por um novo processo licitatório e as obras podem ser retomadas em seis meses.

Além da retomada nas construções, ficou definido, também, a criação de um grupo de trabalho que ficará responsável por definir os eixos temáticos das escolas. Os trabalhos estão sendo conduzidos pela Sectes, SEE e Unimontes, com a participação das secretarias de Desenvolvimento Econômico (Sede), Desenvolvimento e Integração do Norte e Nordeste de Minas Gerais (Sedinor), Trabalho e Desenvolvimento Social (Sedese) e Desenvolvimento Regional, Política Urbana e Gestão Metropolitana (Sedru).