Infraestrutura | Gestão

11h36min - 06 de Outubro de 2015 Atualizado em 11h30min

Governo de Minas Gerais vai apoiar a revisão do Plano Diretor de Montes Claros

Termo de Cooperação Técnica assinado pelo secretário Tadeu Martins Leite e o prefeito de Ruy Muniz garante parceria entre o Estado e Município

Luiz Alberto Caldeira
Secretário Tadeu Leite participa de audiência pública em Montes Claros

O Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional, Política Urbana e Gestão Metropolitana (Sedru), vai auxiliar o município de Montes Claros na revisão de seu Plano Diretor. Termo de Cooperação Técnica assinado nesta segunda-feira (5/10) durante a Audiência Pública de Lançamento da Atualização do Plano Diretor da cidade assegura a parceria para a construção de instrumentos de planejamento e regulação urbana.

Por meio desta cooperação, a Sedru, a Prefeitura Municipal, e as faculdades Santo Agostinho, Pitágoras e Funortevão promover, de maneira compartilhada, a atualização do Plano Diretor de Montes Claros que foi elaborado em 2001 e, de acordo com o Estatuto das Cidades, precisa ser revisado a cada 10 anos.

Para o secretário de Desenvolvimento Regional, Tadeu Martins Leite esta é mais uma demonstração do esforço do Governo de Minas Gerais para aproximar o Estado das prefeituras, por meio do diálogo e de ações concretas. “A Sedru vai atuar em todo o processo de construção dos planos diretores dos municípios mineiros, fornecendo capacitação técnica e dividindo a responsabilidade com eles, principalmente os menores, que infelizmente não contam com estrutura e pessoal", explica.

O prefeito Ruy Muniz explica que a Prefeitura Municipal optou pela parceria com o Governo de Minas Gerais dada à expertise do Estado no assunto. “O Governo propiciou à Prefeitura e aos nossos parceiros a orientação técnica, fixou o conhecimento sobre a política urbana na nossa administração e garantiu que o nosso Plano Diretor seja participativo e atenda às reais necessidades da cidade de Montes Claros”, disse.

O crescimento de Montes Claros, não só no quesito populacional, mas, sobretudo, industrial e comercial, com a atração de investimentos e empresas multinacionais, exige correto uso e ocupação do solo urbano, que passa, necessariamente pelo planejamento territorial. “Precisamos mapear, conhecer e dialogar, para criarmos e aprovarmos uma legislação que permita o crescimento organizado da cidade”, diz o secretário Tadeu Martins Leite.

Audiências Públicas

Nos próximos dias serão realizadas as Audiências Públicas Setoriais, que vão tratar de temas como Saúde, Defesa Social, Desenvolvimento Social, Mobilidade Urbana, Uso e Ocupação do Solo, Esportes e Lazer, e as Audiências Públicas Comunitárias Regionais e nas Zonas Rurais.

A ideia é que todas as propostas sejam discutidas amplamente com a sociedade civil, durante as audiências, para que possam apontar caminhos e nortear o processo de planejamento urbano, sob uma ótica local e regional. As discussões vão orientar a elaboração do novo Plano Diretor de Montes Claros e demais instrumentos legais e de gestão, adequado à realidade e pactuado com a sociedade, visando alcançar o desenvolvimento urbano e rural do município.