11h42min - 14 de Agosto de 2015 Atualizado em 10h49min

Governo de Minas instala Fórum Regional do Território Caparaó

Fórum de participação popular para apresentação de sugestões e avaliação de políticas públicas será lançado neste sábado em Manhuaçu

Governo do Estado de Minas Gerais instala Fórum Regional de Governo – Território Caparaó, neste sábado (15/8), no município de Manhuaçu. Esta é a décima primeira instalação dos Fóruns no interior do estado.

As regiões Alto Jequitinhonha (Diamantina), Central (Curvelo), Mata (Juiz de Fora), Médio e Baixo Jequitinhonha (Araçuaí), Mucuri (Teófilo Otoni), Norte (Montes Claros), Sudoeste (Passos), Vale do Aço (Ipatinga), Vale do Rio Doce (Governador) e Vertentes (São João del-Rei) já estão com os trabalhos em andamento.Agora é a vez do Território Caparaó.

O Território Caparaó reúne 55 municípios, com uma população total de aproximadamente 676.000 habitantes. É responsável por 2% do PIB mineiro, ainda tem um número elevado (69,7%) de moradores sem instrução ou com o ensino fundamental incompleto.

O que são os Fóruns

Os Fóruns Regionais têm por objetivo marcar oficialmente a participação popular na elaboração, execução, monitoramento e avaliação de políticas públicas regionalizadas.

A população de cada território é convidada, periodicamente, a participar de reuniões, debates, assembleias, grupos de trabalho, câmaras temáticas, dentre outros instrumentos, que deverão garantir espaços democráticos, O principal objetivo é subsidiar o planejamento e as ações de Governo do Estado para a promoção do desenvolvimento econômico e social.

Neste primeiro ano, os Fóruns vão fazer o levantamento de prioridades de cada território para que os dados possam orientar a elaboração do PPAG (Plano Plurianual de Ações Governamentais), PMDI (Plano Mineiro de Desenvolvimento Integrado) e LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias).

Com esta agenda inicial encerrada, a partir de 2016 os Fóruns seguem como canal de constante diálogo com a sociedade civil.

Os Fóruns serão articulados de forma a envolver representantes do Governo do Estado, de órgãos federais de expressão regional, prefeitos, vereadores, entidades empresariais e sindicais e representações do Poder Legislativo estadual e federal. Representantes da sociedade civil serão maioria nos colegiados executivos.

Abaixo, segue a lista dos microterritórios e municípios que fazem parte do Caparaó:

Manhuaçu: Caparaó, Abre Campo,Alto Caparaó, Caputira, Chalé, Conceição de Ipanema, Durandé, Ipanema, Lajinha, Luisburgo, Manhuaçu, Manhumirim, Martins Soares, Matipó, Mutum, Pocrane, Alto Jequitibá, Reduto, Santa Margarida, Santana do Manhuaçu, São João do Manhuaçu, São José do Mantimento, Simonésia, Taparuba.

Ponte Nova: Acaiaca, Alvinópolis, Amparo do Serra, Barra Longa, Diogo de Vasconcelos, Dom Silvério, Guaraciaba, Jequeri, Oratórios, Piedade de Ponte Nova, Ponte Nova, Raul Soares, Rio Casca, Rio Doce, Santa Cruz do Escalvado, Santo Antônio do Grama, São José do Goiabal, São Pedro dos Ferros, Sem-Peixe, Sericita, Urucânia, Vermelho Novo.

Viçosa: Cajuri, Canaã, Araponga, Paula Cândido, Pedra do Anta, Porto Firme, São Miguel do Anta, Teixeiras, Viçosa.

Instalação do Fórum Regional de Governo do Território Caparaó

Local: AABB - Associação Atlética do Banco do Brasil. Rua Drosa Pinheiro S/N. Bairro Bom Pastor