Social | Trabalho / Social

08h56min - 17 de Dezembro de 2013 Atualizado em 08h56min

Governo de Minas investe em capacitação no Programa Travessia

Já foram capacitados técnicos e gestores responsáveis pela execução do programa em 202 municípios do Estado

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese) capacitou técnicos e gestores responsáveis pela execução do Programa Travessia em 202 municípios do Estado. Desde 2008, o programa, que busca a promoção e inclusão social e produtiva da população em situação de pobreza e vulnerabilidade social, já investiu mais de R$ 1 bilhão, beneficiando 3 milhões de mineiros. O Travessia é composto por seis projetos estratégicos: Porta a Porta, Banco Travessia, Travessia Social, Travessia Saúde, Travessia Renda e Travessia Educação, todos voltados para minimizar as privações sociais.

Em parceria com a Escola Satélite, em Belo Horizonte, a Sedese realizou a capacitação na modalidade telepresencial em dois módulos. No primeiro, foram convidados técnicos, gestores e representantes dos 132 municípios que já estão recebendo o Programa Travessia. Foram abordados temas como a execução de projetos, apuração de resultados e gestão de convênios. O segundo módulo foi destinado aos servidores públicos de 70 municípios que executaram, neste ano, o Projeto Porta a Porta e que serão contemplados com os demais projetos que compõe o Programa Travessia em 2014.

Nessa segunda etapa da capacitação, foi abordado o que é o Travessia, os projetos que o compõem e o conceito de pobreza multidimensional adotado pelo Programa. Além disso, foi apresentado o mapa consolidado de privações sociais dos 70 municípios, bem como as ações que serão realizadas pelo Programa, nestes municípios, em 2014. Na capacitação, foram utilizados 43 polos de transmissão em diversas regiões do Estado, incluindo a área de abrangência de 17 Diretorias Regionais da Sedese.

Porta a Porta

O projeto Porta a Porta realiza um mapeamento das privações sociais a serem consideradas para o desenvolvimento de ações do Programa Travessia. Utiliza o Índice de Pobreza Multidimensional, desenvolvido pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), em parceria com a Universidade de Oxford, no qual a pobreza é mensurada em três dimensões: saúde, educação e padrão de vida.