Minas por Região
Governador

16h44min - 03 de Fevereiro de 2010 Atualizado em 12h55min - 25 de Junho de 2013

Governo de Minas libera recursos para Carnaval de Belo Horizonte

BELO HORIZONTE (03/02/10) - O governador Aécio Neves assinou, nesta quarta-feira (3), no Palácio da Liberdade, autorização para que a Cemig libere R$ 400 mil como patrocínio para o Carnaval de Belo Horizonte. Os recursos serão repassados para as associações que representam os blocos caricatos e escolas de samba. A verba é mais de 30% superior ao repasse feito pelo Governo de Minas, também através da Cemig, em 2009.

“Estamos dando sequência àquilo que vínhamos fazendo desde o ano passado, apoiando e estimulando uma das mais vigorosas manifestações culturais, que é o Carnaval. Temos espalhados por toda cidade blocos caricatos e escolas de samba. Um conjunto de manifestações que merecem o nosso apoio”, disse o governador, após assistir a uma apresentação da bateria de diversos blocos e de passistas das escolas de samba. 

Os recursos liberados serão distribuídos entre o SambaDez, que reúne seis as escolas de samba do grupo 1 e as seis escolas do grupo 2; a Liga Independente das Agremiações Carnavalescas de Minas Gerais (Liac), que reúne três blocos caricatos, e a Associação Cultural dos Blocos Caricatos (ACBC), responsável por outros oito blocos. A verba estará à disposição das associações ainda esta semana.

“O que eu faço é o que o governante deve fazer. Ter sensibilidade para saber quais questões são importantes para a população. As obras são importantes, os investimentos em saúde, educação e segurança são sempre prioridades, mas a diversão, o lazer, o fortalecimento das nossas manifestações culturais também fazem parte da nossa vida e terão sempre, da minha parte, esse apoio”, afirmou Aécio Neves.

Os blocos e escolas de samba irão desfilar nos dias 13, 14 e 15 - sábado, domingo e segunda - de Carnaval, na via 240, no bairro Aarão Reis. A novidade deste ano é o desfile das escolas de samba no grupo 2 que, nos últimos anos, não desfilaram.

Preparativos 

O presidente da SambaDez, Luis Carlos Novaes, explicou que os recursos liberados para a Carnaval de Belo Horizonte são muito importantes para os preparativos finais para o desfile.

“O governador nos prometeu no ano passado e estamos felizes de assinar o contrato para a liberação da verba. Ela é muito bem vinda porque precisamos colocar as escolas nas ruas. Veio na hora exata. Não apenas a verba, mas todo o apoio do Governo de Minas e do governador na batalha das escolas de samba é muito importante”, afirmou.

O presidente da ACBC, Jairo Alves Pereira, explica que o repasse dos recursos por parte do Governo do Estado, por dois anos consecutivos, tem sido fundamental para a estruturação dos blocos caricatos em Belo Horizonte.

“É um dinheiro muito bem vindo, tendo em vista que nunca tivemos esse dinheiro e agora, por dois anos seguidos, recebemos esse dinheiro. O que a gente recebia antes não era suficiente e é esse recurso da Cemig que está ajudando muito”, explicou.

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato