Casa Civil | Governo

09h48min - 24 de Fevereiro de 2012 Atualizado em 02h49min - 01 de Julho de 2013

Governo de Minas participa de programa do Departamento de Estado dos EUA

Secretaria de Estado de Casa Civil e de Relações Institucionais representará o governo mineiro

Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Casa Civil e de Relações Institucionais (Seccri), vai participar, pela primeira vez, do programa “Parceiros Legislativos das Américas”, que é financiado pelo Escritório de Assuntos Educacionais e Culturais do Departamento de Estado dos Estados Unidos (Ministério das Relações Exteriores dos EUA). Os objetivos são examinar a relação entre a sociedade civil e o governo; conhecer organizações engajadas nos temas de transparência e processo legislativo, trazendo experiências para o aperfeiçoamento e consolidação do Estado em Rede, novo modelo de gestão do governo mineiro.

Esta é a primeira vez que um representante do Poder Executivo de Minas participa do programa, tendo sido selecionado, entre numerosos candidatos, o servidor indicado pela Seccri, Thiago Hollerbach Athayde, que é assessor-chefe de Gestão Estratégica e Inovação. O escolhido é graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Minas Gerais e formado em Gestão Pública pela Escola de Governo Professor Paulo Neves de Carvalho, que há 20 anos vem desenvolvendo sua missão na Fundação João Pinheiro de apoiar a modernização e a profissionalização da administração pública, por meio da difusão de novas técnicas de gestão, estudos e pesquisas para o aperfeiçoamento de quadros técnicos dos governos municipais, estaduais e federal. Em um total de 1.828 Instituições avaliadas pelo MEC em 2011, a escola é a 3ª melhor Instituição Pública de Ensino Superior do Brasil.

Thiago Athayde vai participar, no período de 23 de março a 12 de maio, do “Parceiros Legislativos das Américas”, onde estarão também representantes da Colômbia, República Dominicana, Guatemala, Haiti, México, Nicarágua, Paraguai e EUA. Segundo ele, “a participação do Governo de Minas é extremamente importante, pois o programa constitui uma relevante rede internacional de desenvolvimento de políticas públicas, orientadas para a transparência e a participação cidadã. Essa rede desenvolverá, a partir de uma agenda de trabalho definida, projetos a serem implementados nos países participantes”.

Ao falar de seus objetivos, Thiago Athayde acrescentou que irá “compartilhar com os demais participantes as experiências e avanços que o Estado de Minas Gerais vem alcançando nos últimos anos, especialmente com a Gestão para a Cidadania, como é conhecida a 3ª etapa do Choque de Gestão. Essa nova forma de governar agrega aos já consolidados princípios de eficiência e “ accountability”, o exercício da participação cidadã por meio de iniciativas como, entre outros instrumentos, a Governança em Rede, o Movimento Minas, as Consultas Públicas, as Conferências Participativas de Políticas Públicas, a Conferência de Serviços e as Agendas Intersetoriais.

Ele disse que também espera “conhecer na prática os métodos e sistemas que diferentes países utilizam para fomentar a transparência e a participação cidadã no desenho de políticas públicas e na agenda legislativa e de governança institucional, trazendo para Minas as lições aprendidas pelos parceiros e as boas práticas identificadas”.