Governo

12h33min - 25 de Agosto de 2015 Atualizado em 12h28min

Governo de Minas recolhe propostas no Fórum Regional do Território Alto Jequitinhonha

Diamantina irá sediar a segunda rodada de discussões. Cidadãos devem participar na elaboração do Diagnóstico Territorial da região

Começa em Diamantina nesta quarta-feira (26/8) a segunda etapa do Fórum Regional de Governo no Território Alto Jequitinhonha. O objetivo nesta fase do programa é apontar os problemas e as necessidades da região por meio do Diagnóstico Territorial.

A população, juntamente com movimentos sociais, igrejas, sindicatos e empresários vão decidir o que é importante para sua própria região. A primeira etapa do programa foi iniciada em todo estado no mês de junho.

O que for definido como prioridade será encaminhado aos técnicos da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) para ser incluído no plano de ação do Governo de Minas Gerais.

Para facilitar a identificação das demandas será preenchido o Formulário de Diagnóstico Territorial, dividido em cinco tópicos: Desenvolvimento Produtivo Científico e Tecnológico; Infraestrutura e Logística; Saúde e Proteção Social; Segurança Pública; e Educação e Cultura.

Já foram instaladas a segunda etapa dos Fóruns Regionais no Território Norte (Montes Claros), Território Médio e Baixo Jequitinhonha (Almenara), Território Mucuri (Teófilo Otoni), Território Sudoeste (Passos), Território Vale Do Aço (Ipatinga), Território Zona Da Mata (Juiz De Fora), Território Vertentes (Barbacena)  e Território Central  (Curvelo).

Em Diamantina, o participante que já tiver recebido o formulário na primeira etapa do fórum poderá entregá-lo agora, nesta segunda etapa. O prazo para que os interessados enviem suas sugestões é até esta quarta-feira.

A Ouvidoria Geral do Estado de Minas Gerais (OGE) também participará nesta segunda etapa, instalando atendimentos móveis, que vão recolher críticas, elogios e sugestões a respeito dos serviços públicos oferecidos para a população.

Próximos passos

O próximo passo do programa é finalizar os diagnósticos territoriais que vão ajudar a construir os dois planos essenciais para o futuro de Minas Gerais: o Plano Plurianual de Ação Governamental (PPAG) -  planejamento de médio prazo da atuação do Governo, onde são definidas ações para os próximos quatro anos -  e o Plano Mineiro de Desenvolvimento integrado (PMDI), que consolida grandes escolhas que orientarão a construção das atuações a longo prazo.

Saiba mais sobre os Fóruns

O programa é um novo modelo de gestão no Estado, criado para ser um espaço de participação da sociedade em busca de soluções específicas para os diferentes territórios de Minas Gerais.

Para isso, o estado foi dividido em 17 Territórios de Desenvolvimento, que sediam os Fóruns Regionais. Neste primeiro ano, têm como objetivo o levantamento de prioridades de cada região.

A partir de 2016, os Fóruns se tornam um canal de diálogo constante com a sociedade civil. As secretarias de Estado de Governo (Segov), Planejamento e Gestão (Seplag) e Direitos Humanos, Participação Social e Cidadania (Sedpac) fazem a coordenação do projeto.

Primeira etapa

Já foram instaladas a primeira etapa dos Fóruns Regionais no Território Norte (Montes Claros), Território Médio e Baixo Jequitinhonha (Araçuaí), Território Mucuri (Teófilo Otoni), Território Sudoeste (Passos), Território Vale do Aço (Ipatinga), Território Mata (Juiz de Fora), Território Vertentes (São João Del Rei), Território Alto Jequitinhonha (Diamantina), Território Caparaó (Manhuaçu), Território Vale do Rio Doce (Governador Valadares) e Território Central (Curvelo).

Discussão permanente

A proposta dos Fóruns Regionais consiste em convidar a população a participar, periodicamente, de reuniões, debates, assembleias, grupos de trabalho, dentre outros instrumentos. Estas participações vão garantir espaços democráticos com o objetivo de subsidiar o planejamento e as ações de Governo para a promoção do desenvolvimento econômico e social.

O acompanhamento técnico de todas as etapas ficará sob a coordenação do Colegiado Executivo, composto por representantes de órgãos do Governo e, em maior número, da sociedade civil. Este colegiado será responsável pelo acompanhamento e encaminhamento das demandas levantadas nos fóruns.

Data: 26/08

Horário: 8h