20h18min - 31 de Agosto de 2009 Atualizado em 13h23min - 01 de Julho de 2013

Governo garante esporte de qualidade para 40 mil alunos

O vice-governador Antonio Augusto Anastasia participou do lançamento da edição 2009 do programa Segundo Tempo. Criado para garantir acesso à prática esportiva de qualidade para 40 mil estudantes de escolas públicas, o programa atenderá crianças de 7 a 12 anos de 170 municípios mineiros.

BELO HORIZONTE (31/08/09) - O vice-governador Antonio Augusto Anastasia participou, nesta segunda-feira (31), no Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte, do lançamento da edição 2009 do programa Segundo Tempo. Criado para garantir acesso à prática esportiva de qualidade, o programa atenderá nesta etapa 40 mil estudantes com idade entre 7 e 12 anos, matriculados em escolas públicas de 170 municípios mineiros. O Governo de Minas entregará kits com bolas, redes, colchonetes e uniformes esportivos para os alunos que terão a chance de aprender ou aperfeiçoar as habilidades em futebol, vôlei, jogos de queimada e xadrez. O programa é desenvolvido em parceria com o governo federal e prefeituras.

Segundo o vice-governador, os investimentos no programa somam R$ 12,4 milhões, sendo R$ 4,3 milhões de recursos próprios do Estado. Ele disse que a prática de atividades esportivas, educativas e recreativas é importante para a formação da consciência e do caráter dos jovens alunos. As ações do Segundo Tempo são desenvolvidas em horário alternativo as aulas regulares.

“Todos nós brasileiros, de uma forma ou de outra, com mais ou menos sofisticação, praticamos como nosso lazer, o esporte. E além da questão de saúde pública, que é fundamental, temos também a questão da cidadania, da prevenção social, da inclusão, da participação da criança e depois dos jovens nas atividades esportivas, para fazê-los se sentirem participantes de um time, de um conjunto harmonioso, que hora vence, hora perde, mas que é fundamental para a formação da sua consciência e do seu caráter”, afirmou Anastasia, em seu pronunciamento.

Saúde e prevenção

Nos 170 municípios atendidos pelo programa Segundo Tempo serão instalados 200 núcleos esportivos, sendo que cada um receberá uma média de 200 crianças. Através da Fundação Euvaldo Lodi, ligada à Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg), foram contratados 400 monitores e 200 coordenadores de núcleo. Para o vice-governador, o programa é importante para manter os jovens afastados da criminalidade.

“O esporte é uma das formas mais importantes de prevenção de atividades que não são corretas. O jovem dedicado ao esporte vai se afastar das condutas que não são positivas. O esporte fortalece a sua cidadania, o seu comportamento social. É também importante do ponto de vista da saúde. Como diz a velha máxima romana, corpo são, mente são”, disse Anastasia, em entrevista.

O diretor de programas do Ministério do Esporte, Ricardo Cappelli, afirmou que a principal meta do Segundo Tempo é a formação educacional de crianças e jovens. Segundo ele, a parceria com o Governo de Minas garante atendimento e qualidade ao programa.

“A ideia do programa é o primeiro tempo na escola e o segundo tempo no esporte. É aproveitar o equipamento escolar, as quadras para ali desenvolver atividades esportivas que complementem as atividades educacionais. Essa parceria com o Governo do Estado garante não só o atendimento de um grande número de crianças, mas também a qualidade do programa”, afirmou Cappelli.

Minas Olímpica

O vice-governador afirmou que além do Segundo Tempo, o Governo de Minas está presente em todo Estado com ações esportivas permanentes por meio do programa Minas Olímpica, que atua em cinco áreas distintas. Todas as áreas de atuação do programa priorizam o esporte como instrumento de integração e inclusão social de crianças e adolescentes. Em 2009, estão sendo investidos R$ 26 milhões em todos os programas que participam do Minas Olímpica.

“Esse projeto vem realizando obras no interior do Estado, estimulando a formação de atletas, em parceria com as nossas universidades, especialmente com a Universidade Federal de Minas Gerais, e vem realizando belas obras pelo estado afora”, disse Anastasia.