19h29min - 02 de Fevereiro de 2010 Atualizado em 13h11min - 26 de Junho de 2013

Governo inaugura obras de infraestrutura em Araxá

ARAXÁ (02/02/10) - O governador Aécio Neves inaugurou, nesta terça-feira (2), obras de infraestrutura do Governo de Minas em Araxá, no Alto Paranaíba. Com investimentos de R$ 7 milhões da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig), foram feitas intervenções de urbanização e paisagismo do Lago Norte, que integra o complexo turístico do Grande Hotel de Araxá, e das avenidas Orcalino Afonso e Tonico Veloso, facilitando a ligação dos bairros da Zona Leste com o Centro da cidade.

Em seu pronunciamento, o governador destacou o conjunto de ações do Governo de Minas, nos últimos sete anos, na área de infraestrutura. “Fomos capazes de colocar em prática estas e outras inúmeras obras pelo Estado afora, em todas as regiões, em todas as áreas sociais e de infraestrutura, que, definitivamente, mudaram a realidade de Minas Gerais”, disse Aécio Neves.

Ele também lembrou que o Estado saiu de uma grave equação fiscal em 2003, sem qualquer capacidade de investimentos, para se transformar hoje no estado brasileiro que mais cresce economicamente e que mais avança em seus indicadores sociais.

“Em sete anos fizemos uma travessia que nenhum estado nesse período de tempo fez, transformando para melhor a vida de milhões de pessoas. O Banco Mundial elegeu o modelo de governança de Minas Gerais, o chamado Estado para Resultados, como modelo a ser seguido por outros estados e países para tentar recursos do Banco. Isso é uma honra e orgulho para nós, mineiros”, disse o governador.

Obras

Do total de recursos investidos em Araxá, R$ 3 milhões foram destinados à revitalização do entorno do Lago Norte. Junto com o Grande Hotel, o Lago Norte integra o complexo turístico do Barreiro, principal cartão postal da cidade.

As obras executadas incluem a pavimentação da pista e calçadas no entorno do Lago numa extensão de 1.600 metros, implantação da rede de iluminação ornamental, dos projetos paisagísticos e de sinalização. Também foi construída fonte de água, praça de esportes e área de recreação infantil com instalação de playground.

Os R$ 4 milhões restantes foram investidos em obras na avenida Orcalino Afonso/Tonico Veloso, que corta o bairro Santo Antônio e faz a ligação da Zona Leste com o Centro de Araxá.

Os recursos foram usados na pavimentação asfáltica de 1.200 metros da avenida e na implantação de redes de drenagem pluvial e esgotamento sanitário. Também foram feitos o recapeamento das ruas adjacentes à avenida e a iluminação pública. As obras da avenida Orcalino Afonso/Tonico Veloso fazem parte do projeto de implantação da Avenida Sanitária do município, com a canalização do córrego Tonico Veloso e Córrego do Meio.

Para o vice-governador Antonio Anastasia, as obras de revitalização do Lago Norte e da avenida Orcalino Afonso/Tonico Veloso são extremamente necessárias para manter a qualidade de vida, atrair turistas e oferecer mais conforto ao cidadão de Araxá e de toda região.

“Essas inaugurações são fruto do esforço, da ousadia e do empreendedorismo que o nosso governo realiza em prol do desenvolvimento de Minas. Araxá, pérola do nosso turismo e da nossa tradição mineira, cuja relevância se destaca na história do nosso país, merece todos esses recursos. É uma cidade que responde a esses investimentos devido à sua pujança econômica”, afirmou.

A solenidade de inauguração das obras em Araxá contou também com a presença do presidente da Codemig, Osvaldo Borges, e do prefeito de Araxá, Jeová Moreira da Costa.