19h43min - 09 de Janeiro de 2010 Atualizado em 16h26min - 27 de Junho de 2013

Governo leva mais saúde e bem-estar à população de Almenara

ALMENARA (09/01/10) - No intuito de disseminar ações de prevenção e promoção à saúde em Almenara, no Vale do Jequitinhonha, garantindo, assim, a qualidade de vida da população, o vice-governador Antonio Anastasia esteve no município, neste sábado (9), para inaugurar mais uma Unidade Básica de Saúde (UBS) e lançar o Programa Saúde na Praça, ambos projetos do Governo de Minas, em parceria com as Secretarias de Estado de Saúde (SES) e de Esportes e da Juventude (Seej), respectivamente. O vice-governador também anunciou obras da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) para a região, onde serão investidos R$ 7,5 milhões.

Durante a solenidade de inauguração da UBS, o vice-governador ressaltou o grande esforço do governador Aécio Neves em elevar a qualidade da saúde pública de Minas Gerais. "Não há bem maior do que a vida, por isso cuidamos com muito empenho da saúde em todos os municípios mineiros. Já são quase 2 mil Unidades Básicas de Saúde pelo Estado afora", disse. Anastasia cumprimentou dona Geracina Gomes (65 anos), moradora de Almenara, usuária do sistema público de saúde, que se tornará uma das beneficiadas com os serviços a serem oferecidos pela UBS recém-inaugurada.

Com investimento de mais de R$ 150 mil, a nova UBS de Almenara servirá de ponto de apoio a duas equipes do Programa Saúde da Família (PSF), que atenderão a aproximadamente 1.700 famílias – em torno de sete mil pessoas. Atualmente, as equipes do PSF de Almenara atendem cerca de 72% da população. De acordo com o secretário de Saúde de Almenara, Romércio Oliveira Gobira, com mais duas equipes do Programa Saúde da Família a cidade conseguirá atender as necessidades de atendimento médico de, praticamente, 100% da população. Esta nova UBS atenderá os moradores do centro e do Bairro Universitário e contará, também, com duas unidades de saúde bucal. Em breve, será inaugurada mais uma UBS em Almenara, abrangendo os bairros São Pedro e Darwin Cordeiro.

Vale destacar que nas Unidades Básicas de Saúde são implantados os protocolos de atendimento – conjunto de ações de saúde, no âmbito individual e coletivo, que abrangem a promoção e a proteção da saúde, a prevenção de doenças, o diagnóstico, o tratamento, a reabilitação, a manutenção da saúde e o encaminhamento para outras especialidades, em caso de necessidade. Somente em Almenara, na área da saúde, o Governo de Minas já investiu R$ 5,88 milhões desde 2003, destinados a programas como o Saúde em Casa, construções de UBS, Pro-Hosp, Viva Vida e convênios com a prefeitura.

Para a prefeita interina de Almenara, Fabiany Ferraz, as inaugurações da Unidade Básica de Saúde e da Praça Hamilton Gonçalves – preparada para receber o Programa Minas Olímpica Saúde na Praça –, são ações de suma importância do Governo de Minas para suprir as necessidades da população de Almenara.

Saúde na Praça

Para executar programas de atividade física, orientados por meio da prática esportiva e lazer, o Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Esportes e da Juventude (Seej), também inaugurou em Almenara, neste sábado, a Praça Esportiva Hamilton Gonçalves, do Programa Minas Olímpica Saúde na Praça. Com investimento de R$ 1,25 milhão e 7.800m², a nova praça conta com quadra poliesportiva, pista para caminhada, playground e equipamentos de ginástica. Ela será utilizada para a execução de programas voltados à atividade física esportiva e de lazer, visando, também, o estímulo à preservação do meio ambiente e do prazer de conviver. A população contará com a orientação de profissionais da área de saúde – educação física, fisioterapeuta e nutricionista –, que incentivarão a adoção de estilo de vida saudável.

De acordo com o vice-governador Antonio Anastasia, esta praça é fruto da integração, do esforço e do trabalho em prol do desenvolvimento de Almenara. "Mais de um milhão de reais foram investidos na construção da praça, recurso que foi muito bem investido porque aqui serão desenvolvidas atividades fundamentais para a saúde das pessoas como a prática de esportes, o lazer e a convivência social. A praça é do povo, por isso aproveitem". Anastasia citou os projetos do Governo de Minas já desenvolvidos na região como as diversas obras do Proacesso, os investimentos em infraestrutura, educação e segurança, e não deixou de mencionar o que ainda precisa ser feito, a exemplo da geração de empregos e obras de saneamento básico.

Investimentos

Também em Almenara, o vice-governador anunciou a autorização das obras da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) destinadas à melhoria da qualidade da água do Rio Jequitinhonha, que corta grande parte dos municípios da região. O processo licitatório das obras já foi encerrado e o recurso está garantido. Serão R$ 7,5 milhões de investimentos e o Governo aguarda apenas a liberação da licença ambiental para o início das obras.