11h46min - 06 de Outubro de 2015 Atualizado em 11h47min

Governo promove debate sobre sustentabilidade para a COP 21

Seminário uniu representantes da França e do Brasil em prol do desenvolvimento sustentável

Marcelo Sant’Anna/Imprensa MG
O pesquisador francês Jean-Paul Billaud afirmou, em seminário na Cidade Administrativa, que modernizar a agricultura é um dos principais desafios rumo à sustentabilidade ambiental

O Governo de Minas Gerais promoveu, nesta segunda-feira (5/10), o 2º Seminário Internacional “Minas Gerais e França rumo à COP 21: agricultura, sustentabilidade e recursos hídricos”. O evento é uma iniciativa em prol do desenvolvimento sustentável e está alinhado com a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas – COP21, que acontecerá em dezembro, em Paris.

Dando continuidade ao 1º Seminário, realizado em junho, a ocasião reitera os esforços do Estado em possuir protagonismo nessa agenda. Durante a abertura do evento, foi apresentado o contexto nacional e internacional no que tange à sustentabilidade, clima e meio ambientee as diretrizes e estratégias do Governo relacionadas às temáticas.

A adida de Cooperação e Ação Cultural da Embaixada Francesa em Minas Gerais, Christine Masson, destacou a cooperação existente entre o estado e a França. “Como país anfitrião da COP 21, esta é uma oportunidade de apresentar algumas parcerias que temos com o Brasil e discutirmos como elas podem ser fortalecidas para a conferência”, diz.

O diretor de Pesquisa do Centre National de la Recherche Scientifique e diretor emérito do Laboratoire Dynamiques Socialies et Recomposition des Espaces, Jean-Paul Billaud, proferiu palestra sobre as questões agrícolas e os desafios contemporâneos de sustentabilidade ambiental. “O meio ambiente é planetário, e temos diversas situações das quais não podemos voltar atrás. Assim, o desafio ambiental é permanente, independentemente do período. Um dos principais pontos é que é preciso modernizar a agricultura”, defende.

Segundo o pesquisador, é necessário construir um novo discurso sobre o tema, considerando os desafios e paradoxos da sociedade contemporânea. “Precisamos investir na busca de novas tecnologias, inovar. Entretanto, uma vez que o atual modelo não se mostra sustentável no longo prazo, devemos considerar novas alternativas para o desenvolvimento da agricultura, analisando tanto a necessidade de produção para alimentação quanto a preservação do meio ambiente”, afirma Billaud.

Estiveram presentes no evento representantes da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), da Assessoria de Relações Internacionais, da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário (Seda), da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e da Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam), além de gestores e pesquisadores.

Avanços

O Chefe da Assessoria de Relações Internacionais do Governo de Minas, Rodrigo Perpétuo, destacou o resultado alcançado com o primeiro seminário, realizado em junho. Após o evento, foi criado pelo Governo de Minas Gerais o Comitê Político do Plano de Energia e Mudanças Climáticas, com caráter deliberativo.

O objetivo do comitê é acompanhar, aperfeiçoar e implementar as ações previstas no Plano de Energia e Mudanças Climáticas de Minas Gerais (PEMC), elaborado pela Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam) em parceria com a França.

COP21

A 21ª Conferência das Partes, chamada COP21, é a Conferência Mundial da ONU sobre Mudanças Climáticas. As discussões vão ocorrer em Paris entre os dias 30 de novembro e 11 de dezembro deste ano, e vão reunir líderes de cerca de 198 países.

Será a primeira vez que estados subnacionais serão convidados a apresentar suas ações relacionadas ao tema da Conferência, razão pela qual Minas Gerais vem se preparando de forma significativa para a sua realização.

A COP21 vai tratar de questões como mudança do clima, adaptação, redução de emissões, estabelecimento de metas e discutir formas que levem os países, ao longo do tempo, a migrar para uma economia de baixo carbono.