15h55min - 20 de Agosto de 2015 Atualizado em 15h51min

Grupo de trabalho unifica traçado em mapa da divisa entre MG e ES

Projeto cartográfico foi solicitado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)

O Instituto de Geoinformação e Tecnologia (IGTEC) constituiu, juntamente com o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (IDAF), órgão responsável por demarcação de limites do Espírito Santo, grupo de trabalho para refinar e unificar, em mapa, os traçados da divisa dos dois estados onde estes não coincidem.

De acordo com o diretor-geral da instituição mineira, Daniel Lisbeni, esse projeto cartográfico foi solicitado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), órgão que demandou a todas as unidades federativas nacionais consolidar seus entendimentos em relação às linhas divisórias. “O intuito desse estudo é facilitar o censo demográfico e pesquisas sócio-econômicas realizadas no Brasil”, ressalta.

Ainda segundo Lisbeni, não haverá mudança de divisa entre Minas Gerais e Espírito Santo. “Como os limites são definidos por leis, sejam eles estaduais ou municipais, só podem ser alterados pelo poder legislativo”, esclarece.

Conforme a diretora de Ciências Geodésicas e Ordenamento Territorial do IGTEC, Aliane Baeta, o projeto foi constituído em junho deste ano e ainda está em execução. Quando for finalizado, o arquivo digital unificado estará disponível para acesso no site da Infraestrutura Estadual de Dados Espaciais (IEDE). “Estamos refinando continuamente o traçado de divisa na base cartográfica de Minas Gerais, melhorando, assim, a qualidade do mapeamento”, explica.

O gerente de Base Territorial do IBGE, José Henrique da Silva, destaca que o IGTEC é referência nacional pelo trabalho técnico que é executado nos municípios na área de geociências. “A instituição possui acervos antigos de informações cartográficas que contribuem legalmente para a definição de limites territoriais”.

Um levantamento de campo, complementar ao trabalho de escritório, está agendado para setembro, com a presença de representantes dos dois órgãos técnicos e do IBGE, que também acompanha o processo.