Minas por Região
Palavra do Governador

06h00min - 02 de Janeiro de 2014 Atualizado em 11h22min - 21 de Abril de 2014

“Há investimentos expressivos em todo o sistema educacional para manter Minas Gerais no topo do ranking da educação no Brasil”, afirma Anastasia

No primeiro Palavra do Governador do ano, Antonio Anastasia fala sobre projetos do Estado para a educação em 2014 e destaca a política remuneratória dos servidores

Os servidores da educação começam 2014 com aumento de salário. O governador Antonio Anastasia sancionou a lei, já aprovada pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais, que estabelece a política remuneratória e um reajuste de 5% para todos os servidores da educação.

“Estamos honrando compromissos com os profissionais da educação em Minas Gerais, pagando o reajuste de 5%, antecipando uma parcela relativa à progressão horizontal prevista para 2016, e, ao mesmo tempo, fazendo o pagamento de mais uma parcela de posicionamento da nova estrutura remuneratória. São cerca de R$ 1,7 bilhão, que serão acrescidos à folha de pagamento da educação, mantendo sempre, é claro, o esforço do Governo para melhorar o padrão remuneratório dos profissionais de educação”, ressalta Anastasia.

Minas Gerais conseguiu resultados expressivos na área de educação no ano passado, como o desempenho na Olimpíada de Matemática. Pela sétima vez consecutiva, o Estado conquistou o maior número de ouros e também o 1º lugar no ranking total de medalhas. “Em todos os testes e indicadores, Minas Gerais tem uma posição de destaque, graças ao trabalho conjunto da nossa comunidade escolar, professores, pais, servidores, alunos, o envolvimento das famílias e a participação ativa do nosso Governo. Há investimentos expressivos em todo o sistema educacional de nosso Estado para manter Minas Gerais no topo do ranking da educação no Brasil.”, afirma Anastasia.

Entre estes investimentos, o governador cita a construção de novas escolas, a criação de laboratórios, quadras esportivas, a melhoria do transporte escolar e ressalta uma das prioridades para 2014. “Estamos fazendo também um novo programa, que é o Reinventando o Ensino o Médio, para melhorar os indicadores do ensino médio, que é considerado o grande gargalo atual da educação pública no Brasil”, destaca.

O ensino superior em Minas também terá novidades neste ano. A Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg) está incorporando seis Fundações de Ensino Superior em todo o estado. Unidades de Campanha, Carangola e Diamantina já foram incorporadas à instituição. Este ano será a vez de Ituiutaba, Passos e Divinópolis. “Quando eu falo incorporar significa torná-las parte da Uemg, portanto ensino público, gratuito e de qualidade”, conclui o governador.

O Palavra do Governador pode ser reproduzido por qualquer veículo de imprensa, sem ônus. O programa é disponibilizado todas as quintas-feiras nas modalidades texto, áudio e vídeo (em qualidade HD).

Veja aqui a Galeria de Fotos do Palavra do Governador.

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato