Agricultura | Trabalho / Social

17h55min - 17 de Julho de 2015 Atualizado em 17h58min

Idene cadastra produtores do programa Leite pela Vida

Os interessados em se regularizar ou aderir à iniciativa devem procurar os laticínios participantes

O Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas Gerais (Idene), braço operacional da Secretaria de Estado de Desenvolvimento e Integração do Norte e Nordeste de Minas Gerais (Sedinor), realiza o cadastramento e o recadastramento de beneficiários produtores no programa Leite pela Vida, módulo XXIV. O objetivo da medida é a atualização de dados dos produtores cadastrados no módulo XXIII e a adesão de novos.

Os interessados em se regularizar ou aderir ao programa devem procurar os laticínios integrantes do Leite pela Vida. É do laticínio a responsabilidade de encaminhar a documentação para um dos oito escritórios regionais do Idene, localizados em Montes Claros, Januária, Janaúba, Salinas, Diamantina, Araçuaí, Jequitinhonha e Teófilo Otoni.

Os produtores devem ficar atentos aos documentos exigidos. No momento do cadastro, eles devem apresentar a ficha sanitária dos animais atualizada, o extrato da Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP), documento de identificação, regularidade do CPF, assim como os dados bancários.

A coordenação do Leite pela Vida salienta a importância da agilidade dos laticínios para o registro de todas as informações e para o envio da documentação física, em cópias legíveis, para que o escritório regional possa analisar e aprovar o cadastro para atender a cota contratada de 138 mil litros de leite, por dia.

Programa Leite pela Vida

O programa beneficia crianças carentes entre 2 e 7 anos de idade, nutrizes, gestantes e idosos. Tem como principal objetivo contribuir para o combate à fome e à desnutrição de cidadãos que estejam em situação de vulnerabilidade social e/ou em estado de insegurança alimentar e nutricional – por meio da distribuição gratuita de leite.

Além disso, visa fortalecer o setor produtivo local e a agricultura familiar, garantindo a compra do leite dos agricultores familiares a preços mais justos. O Idene tem a função de executar, acompanhar e controlar as ações do programa do governo federal.