17h01min - 22 de Fevereiro de 2013 Atualizado em 15h16min - 01 de Julho de 2013

Iepha lança mais uma etapa do programa Minas Patrimônio Vivo

Nesta etapa do programa, serão investidos R$ 5.686.405,49 na recuperação de 16 bens culturais tombados

A Matriz de Nossa Senhora dos Prazeres, no distrito de Milho Verde, no Serro, é uma das contempladas

O presidente do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha/MG), Fernando Viana Cabral, assinou, na tarde desta sexta-feira (22), a ordem de serviços para início das obras e projetos do programa Minas Patrimônio Vivo.

Lançado pelo governador Antonio Anastasia em 2011, o programa, um projeto estruturador do Estado executado pela Secretaria de Estado de Cultura (SEC) por meio do Iepha, é um dos mais completos no tocante à proteção do patrimônio cultural de Minas Gerais.

Nesta etapa serão investidos R$ 5.686.405,49 na recuperação de 16 bens culturais tombados. O prazo de conclusão dos contratos é de três a cinco meses para projetos e de seis a 18 meses para obras.

Fernando Cabral anunciou os bens culturais contemplados na primeira etapa de 2013 do programa. “Minas Gerais tem mais da metade do patrimônio histórico em termos culturais de nosso Brasil, mercê de nossa história, da nossa cultura e da nossa trajetória. Hoje, estamos dando mais um passo rumo à preservação desse rico patrimônio. Sabemos que temos muito ainda a fazer, mas estamos trabalhando para isso”, afirmou o presidente do Iepha.

Presente à cerimônia, a secretária-adjunta de Cultura, Maria Olívia de Castro e Oliveira, ressaltou os esforços do governo para recuperação do patrimônio cultural do Estado e a grande riqueza que esses bens representam para a história de Minas Gerais.

Obras e projetos contratados na primeira fase de 2013

- Conclusão da obra de restauração arquitetônica da Igreja Divino Espírito Santo do Cerrado, em Uberlândia.

- 1ª etapa da obra de restauração arquitetônica da Igreja Matriz de Santo Antônio, em Itacambira.

- 2ª Etapa das obras de conservação-restauração dos elementos artísticos integrados da Igreja Matriz de Santana, Congonhas do Norte.

- Conservação-restauração dos elementos artísticos integrados da Igreja de Nossa Senhora da Ajuda, distrito de Alto Maranhão, em Congonhas.

- Elaboração de projeto executivo de restauração arquitetônica da Igreja de Santa Isabel da Hungria, em Caxambu.

- Conservação-restauração dos elementos artísticos integrados, retábulo-mor e restauração e remontagem do forro da capela-mor da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Assunção da Lapa, distrito de Ravena, em Sabará.

- Projeto executivo de conservação-restauração, com inclusão de análises científicas e documentação por imagem, dos elementos artísticos integrados da Igreja de Santo Antônio, em Santo Antônio do Pirapetinga, distrito de Bacalhau, em Piranga.

- 1ª etapa de obra de restauração do Sobrado Dario Magalhães, em Minas Novas.

- Projeto executivo de restauração da Igreja de Nossa Senhora do Rosário, distrito de Brejo do Amparo, em Januária.

- Projeto executivo de restauração da Igreja Matriz de Nossa Senhora dos Prazeres, distrito de Milho Verde, no Serro.

- Projeto executivo de restauração da Igreja Matriz de São Gonçalo, distrito de São Gonçalo do Rio das Pedras, no Serro.

- Projeto executivo de restauração da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Aparecida, distrito de Córregos, em Conceição do Mato Dentro.

- Projeto executivo de restauração da Capela do Senhor dos Passos, distrito de Córregos, em Conceição do Mato Dentro.

- Projeto executivo de restauração da Igreja de São Francisco de Assis, distrito de Costa Sena, em Conceição do Mato Dentro.

- Projeto executivo de restauração arquitetônica e projeto de conservação-restauração dos elementos artísticos integrados da Igreja Matriz de São Francisco de Assis, em Minas Novas.

- Projeto executivo de restauração arquitetônica e projeto de conservação-restauração dos elementos artísticos integrados da Igreja de Nossa Senhora do Rosário, em Minas Novas.