Minas por Região
Saúde

18h05min - 20 de Dezembro de 2006 Atualizado em 09h40min - 29 de Junho de 2013

Inauguradas as obras da primeira etapa de revitalização do HPS

Com a finalidade de modernizar o Hospital João XXIII, o Governo inaugurou as novas instalações da UTI, a enfermaria do 7º andar, além da farmácia do ambulatório, do conforto médico e ainda a nova sala de politraumatizados, a maior do país, com capacidade para 24 leitos.

BELO HORIZONTE (20/12/06) – Com a finalidade de modernizar o Hospital de Pronto-Socorro João XXIII, da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig), também conhecido como HPS, o Governo de Minas inaugurou hoje as novas instalações da Unidade de Terapia Intensiva (UTI), que funcionam no 2º e 3º andares do hospital, somando 42 leitos; a enfermaria do 7º andar, com mais 32; além da farmácia do ambulatório, do conforto médico e ainda a nova sala de politraumatizados, a maior do país, com capacidade para 24 leitos. Todas as alas já foram liberadas para receberem pacientes. Os investimentos, provenientes do Tesouro Estadual, totalizaram R$ 13 milhões, entre aquisição de equipamentos e obras estruturais.

Em 33 anos de existência, o HPS se transformou em uma referência para atendimentos de emergência não só para Belo Horizonte, mas também para a Região Metropolitana.

Para o secretário de Estado de Saúde, Marcelo Teixeira, a inauguração das novas dependências confirma o compromisso de transformações nos serviços de saúde. “Definindo prioridades, é possível avançar, sendo viável oferecer atendimento de qualidade à população. Com estes leitos, e os próximos que serão reformados, vamos eliminar a fila de espera por leitos aqui no HPS.”

Teixeira destacou, ainda, a ampliação da residência médica e acordos de pesquisa junto à Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) como fatores que colaboram para a obtenção de bons resultados no hospital. “Desta forma, o usuário do SUS pode se beneficiar dos conhecimentos produzidos pela formação dos recursos humanos da saúde e com as pesquisas”, disse.

O presidente da Fhemig, Luís Márcio Araújo Ramos, disse que um dos fatores importantes da reforma é que, mesmo com as obras, o João XXIII manteve os atendimentos em plena carga. “É uma referência mesmo, em vários setores, como queimados e politraumatizados. Não recusamos nenhum atendimento neste período, o que demandou um grande esforço dos servidores do hospital. Agora vamos oferecer atendimento humanizado em espaços adequados”, apontou.

Estrutura

O diretor do Hospital João XXIII, Charles Simão Filho, acredita que com as reformas o HPS se adapta ao aumento de população de Belo Horizonte e cidades no entorno da capital. “Temos uma média de 450 atendimentos por dia. Realmente foi dado um salto de qualidade com essas novas dependências. Por exemplo, a UTI está diretamente ligada à urgência. Este é um novo conceito em atendimento de emergência”, explicou.

As novas dependências ganharam refrigeração por ar condicionado, o que não havia anteriormente. Os blocos são de ortopedia, clínica cirúrgica, clínica médica, neurologia e neurocirurgia. Foram adquiridas 60 camas e 74 macas hidráulicas, no valor de R$ 15 mil cada uma, além de um tomógrafo. “É um aparelho moderno, realizando 16 cortes por segundo. Estamos em processo de licitação para adquirir um ainda mais avançado, que realiza 64 cortes por segundo”, destaca.

A sala do conforto médico e de enfermagem foi ampliada e possui local de descanso para cada plantonista com camas, além de copa e banheiros com chuveiros. “Antes era muito ruim, porque o profissional andava 10 horas pelos blocos e às vezes não encontrava local para descansar. São coisas básicas, mas que fazem a diferença no atendimento.”

A nova etapa da revitalização do hospital terá a reforma do bloco cirúrgico; 4º, 5º, 6º, 8º e 9º andares; o Serviço de Emergência Clínica (SEC), a Sala de Apoio à Vida (SAV), a portaria de emergência, o serviço social, a coordenação médica, subsolo, laboratório e setor de toxicologia. E também um heliponto, que possibilitará o acesso rápido de pacientes atendidos em pontos da cidade e vítimas de acidentes rodoviários no entorno de Belo Horizonte e outras regiões do Estado.

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato