14h54min - 02 de Outubro de 2015 Atualizado em 15h01min

Inclusão do pescado em feira livre na Cidade Administrativa marca Semana do Peixe

Outro destaque da programação foi a exposição de peixes ornamentais entre as tradicionais bancadas que reúnem a produção da agricultura familiar

Divulgação/Seda
Peixes ornamentais também foram destaque na feira de agricultores familiares na Camg

Para marcar a 12ª edição da Semana do Peixe, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário (Seda) incluiu o pescado entre os produtos a venda na tradicional Feira da Agricultura Familiar da Cidade Administrativa de Minas Gerais. O evento é realizado por agricultores familiares todas as sextas-feiras no túnel do Prédio Gerais.

Foram ofertados ao público filé de tilápia, criado em gaiola na represa de Furnas, no município de Guapé, no Sul de Minas Gerais. O quilo do pescado foi vendido a R$ 25 pelo pescador Márcio Conceição Lopes.

“É praticamente o preço de atacado, mais barato do que a média do mercado”, garante Lopes. Ele ficou muito feliz em participar da campanha, que tem como objetivo incentivar o consumo de pescado no país. “Trouxe 200 quilos e minha expectativa é zerar o estoque”.

Polo nacional

Outro destaque da programação foi a exposição de peixes ornamentais. Quem transitava pelo túnel pode conferir várias espécies, como beta, carpa, molinésia belífera, cuppy, kinguio, entre outras.

“Trouxemos também alimentos vivos naturais, usados para a alimentação dos peixes”, disse o aquacultor Stélio Santana, professor titular do Curso de Aquacultura da Escola de Veterinária da UFMG, responsável pela exposição. Em Minas Gerais, a região de Muriaé é o maior polo de produção de peixes ornamentais do Brasil.

A Semana do Peixe acontece até 16 de outubro em diversas cidades Minas Gerais por meio de parcerias com o poder público, privado e entidades representativas.

Para este ano estão previstas ações como oficinas, palestras, seminários, festivais gastronômicos e culturais, venda promocional do pescado, inserção do peixe no cardápio de restaurantes populares e escolas da rede estadual.

A campanha do Ministério da Pesca e Aquicultura é articulada em Minas Gerais pela Superintendência Federal da Pesca e Aquicultura de Minas Gerais (SFPA-MG) em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (SEE) e Desenvolvimento Agrário (Seda), Conselho Regional de Nutricionistas (CRN-MG), Conselho Regional de Segurança Alimentar (Consea), Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), colônias e sindicatos de pescadores, feiras, prefeituras municipais, produtores, distribuidores e redes de supermercado, bares e restaurantes.