Minas por Região
Saúde

18h28min - 21 de Julho de 2009 Atualizado em 04h23min - 19 de Junho de 2013

Influenza A H1N1 é tema de capacitação promovida pela SES

Cerca de 20 profissionais médicos e enfermeiros da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) participaram nesta terça-feira (21) de uma capacitação em Influenza A H1N1, realizada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES). Eles fazem parte da primeira, das três turmas, que receberão treinamento sobre a doença durante esta semana.

BELO HORIZONTE (21/07/09) – Cerca de 20 profissionais médicos e enfermeiros da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) participaram nesta terça-feira (21) de uma capacitação em Influenza A H1N1, realizada pela Secretaria de Estado de Saúde (SES). Eles fazem parte da primeira, das três turmas, que receberão treinamento sobre a doença durante esta semana.

Segundo Gláucia Cota, médica infectologista do Hospital Eduardo de Menezes (HEM), este não é o primeiro curso. Desde o mês de maio deste ano têm sido realizados treinamentos para preparação dos profissionais, seguindo as orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS), do Ministério da Saúde e do Comitê Mineiro de Enfrentamento de Influenza A (H1N1). “Estamos numa fase de descentralização. Para isso, estamos capacitando os profissionais das macro e microrregiões em abordagem, acolhimento e assistência ao paciente sintomático respiratório. Desta forma, além de se prepararem, poderão multiplicar os conhecimentos aprendidos entre os demais profissionais de seus municípios“, explicou Cota.

Durante a parte da manhã os participantes receberam treinamento teórico, no qual foram abordados temas como o perfil da epidemia e situação epidemiológica atual, manejo clínico, organização do fluxo entre as unidades e serviços de saúde, prevenção da transmissão através da etiqueta da tosse, uso de máscara e higienização das mãos, orientação aos pacientes, procedimentos para os casos sintomáticos e modalidades de assistência, desde o atendimento domiciliar até o hospitalar.

Em seguida, os profissionais assistiram a uma demonstração da sequência correta de colocação e retirada dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI), como óculos, máscara, gorro, capote e luvas, sua utilização racional e descarte adequado, além de informações sobre o procedimento de coleta de amostra de secreções nasais. No período da tarde visitaram os diversos setores que estão atendendo casos da Gripe A no HEM, um dos hospitais de referência em Belo Horizonte e Região Metropolitana.

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato