Minas por Região
Educação

12h40min - 17 de Agosto de 2012 Atualizado em 11h23min - 30 de Junho de 2013

Jogos Matemáticos levam diversão ao ensino na Escola Estadual Pedro II

Alunos testaram suas habilidades na disciplina a partir de diversas atividades lúdicas

Divulgação/Escola Estadual Pedro II
Apesar do enfoque em Matemática, os jogos também abordaram questões interdisciplinares
Apesar do enfoque em Matemática, os jogos também abordaram questões interdisciplinares

Os alunos dos anos finais do ensino fundamental e médio da Escola Estadual Pedro II, em Belo Horizonte, intensificaram os estudos na área das exatas durante esta semana, com a realização da ‘Semana da Matemática’. Durante a semana, os alunos testaram suas habilidades na disciplina a partir de diversas atividades lúdicas. A ação integra o projeto ‘Aprendizagem para o domínio’, desenvolvido na escola.

“Cada turma foi uma equipe. Os alunos participaram de vários jogos como o ‘passa ou repassa’ em que eles tiveram que ter agilidade para responder a perguntas sobre a disciplina. Também tiveram que confeccionar tangran a partir do estudo da geometria. Foi um momento divertido, com muitas tarefas para que todos os alunos pudessem participar”, explica a professora de Matemática, Aline Sara Tavares Miranda. Estiveram envolvidos nos jogos, aproximadamente, 575 estudantes.

Apesar do enfoque em Matemática, os jogos também abordaram questões interdisciplinares. “Os alunos tiveram que responder a perguntas como o ano em que teve início a Primeira Guerra Mundial, somado ao ano em que estamos hoje. Foi um momento interessante, pois a elaboração das perguntas interdisciplinares contou com a participação dos professores na elaboração”, destaca a professora.

Para Luana Fernanda de Carvalho Peixoto, de 17 anos, a iniciativa veio em um momento importante para ela e os colegas de turma que prestarão o vestibular no final do ano. “Penso em fazer Engenharia de Controle e Automação ou Aeronáutica e este projeto é interessante, porque desperta o interesse na disciplina. Sei que quando a gente gosta do que estuda, fazemos com mais competência”, avalia a aluna do 3º ano do ensino médio.

Passeio pelos conteúdos

O projeto ‘Aprendizagem para o domínio’ é desenvolvido na escola desde 2011. A iniciativa consiste em realizar ações semanais, com foco nos diversos conteúdos, ao longo do ano letivo. Este ano, já foram realizadas atividades na área de meio ambiente, com foco nos conteúdos de Ciências e Biologia e na área de Linguagem, para o trabalho com Língua Portuguesa.

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato