Minas por Região
Segurança / Defesa Social

13h00min - 08 de Agosto de 2013 Atualizado em 13h25min

Jornal britânico The Guardian destaca projeto de ressocialização de detentos de Minas

Publicação traz galeria de fotos do trabalho em croché e tricô feito pelos presos de penitenciária de segurança máxima localizada em Juiz de Fora

Osvaldo Afonso/Imprensa MG
Detentos da Penitenciária Ariosvaldo Campos Pires, em Juiz de Fora, durante produção das peças
Detentos da Penitenciária Ariosvaldo Campos Pires, em Juiz de Fora, durante produção das peças

Minas Gerais foi destaque, mais uma vez, em um dos principais jornais da Europa, o britânico The Guardian. Nesta semana, a publicação trouxe uma galeria de 11 fotos que mostram o trabalho desenvolvido pelos detentos da Penitenciária Ariosvaldo Campos Pires, localizada em Juiz de Fora, na Zona da Mata mineira. As fotografias retratam as peças de tricô e croché feitas pelos presos e que têm sido utilizadas em desfiles de moda e usadas por diversos artistas.

O material produzido tem a chancela da estilista e empresária mineira Raquel Gonçalves, proprietária da marca Doisélles. O projeto só se tornou possível por meio de parceira com o Trabalhando a Cidadania, programa da Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds), por meio da Subsecretaria de Administração Prisional (Suapi).

Na galeria de fotos, o The Guardian destaca que “Raquel Guimarães treinou 18 presos condenados por crimes que vão de assalto à mão armada ao assassinato, a tricotar com a mais alta qualidade em troca de salário e redução de penas”.  Uma das fotos, por exemplo, mostra a estilista supervisionando o trabalho dos detentos. Em outra, ela ensina um dos presos a projetar malhas.

Projeto também é destaque na Revista Exame

A revista Exame desta semana também destacou o trabalho de moda feito pelos detentos da penitenciária de Juiz de Fora. A publicação enfatiza o início do projeto e da parceria entre Raquel Gonçalves e o Governo de Minas.

Segundo o texto, Raquel fundou a grife de moda Doisélles para fazer peças de croché e tricô, mas teve dificuldade de “encontrar mão de obra qualificada para tal tarefa”. Por meio do programa do Governo de Minas, a estilista começou a treinar os detentos e conseguiu solucionar a questão.

Além de ressaltar que o trabalho dos presos ganhou destaque no The Guardian, a matéria da Exame também enfatiza que o ensaio fotográfico foi feito pela Agência Reuters, tendo sido publicado na íntegra pelo jornal britânico e pela publicação brasileira.

Para acessar a repercussão no jornal The Guardian, clique aqui. Já a reportagem da revista Exame está disponível aqui.

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato