Minas por Região
Saneamento

11h34min - 29 de Maio de 2015 Atualizado em 12h17min

Jovens em situação de vulnerabilidade social vão grafitar reservatório da Copasa

Atividade faz parte das comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente. Alunos do ISBJ/Cesam MG vão conhecer Estação de Tratamento de Água

Cerca de 10 jovens em vulnerabilidade social que estudam na Inspetoria São João Bosco - Centro Salesiano do Adolescente Trabalhador (ISJB/Cesam MG) vão grafitar o reservatório da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), no bairro Grajaú, em  Belo Horizonte. A ação é uma parceria entre a Copasa e a ISJB/Cesam MG e será realizada na próxima terça-feira (2/6).

A ideia surgiu após uma série de atividades que os funcionários do Distrito Oeste da Copasa desenvolveram com os alunos e tem por objetivo fortalecer o engajamento na campanha Para Não Faltar, Cada Gota Conta, que pede à população da Região Metropolitana de Belo Horizonte para economizar, pelo menos, 30% no consumo de água. A iniciativa é aberta ao público e também integra as ações do Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado no dia 5 de junho.

O reservatório que será grafitado tem capacidade de 30 metros cúbicos de água e foi instalado no Distrito Oeste da Copasa para coletar água da chuva. A água armazenada será utilizada para abastecer um caminhão da companhia que executa a limpeza e o desentupimento de redes de esgoto e lavagem de vias após manutenções.

Além do grafite, os alunos e os docentes do ISBJ/Cesam MG vão conhecer a Estação de Tratamento de Água (ETA) Morro Redondo, no bairro Belvedere, também em Belo Horizonte, em data ainda a ser definida, e participar das ações realizadas na sede do distrito, incluindo a apresentação da peça teatral Água no Sertão, com cenário e escrita confeccionados pelo grupo e protagonizado pelos próprios aprendizes.

Parceria com o ISBJ/Cesam

A parceria entre a Copasa e o ISBJ/Cesam MG se iniciou a partir de uma palestra em comemoração ao Dia Mundial da Água, realizada para os aprendizes da instituição em março deste ano. Após a exposição, os adolescentes foram convidados pelos educadores a desenvolver atividades e projetos educativos para serem implantados e divulgados a todos os alunos, com foco no uso racional da água.

Os alunos então se mobilizaram e desenvolveram o Projeto Água 2015, no qual confeccionaram material de divulgação para combate ao desperdício, jogos de perguntas e respostas, campanha educativa, troca de equipamentos sanitários, aproveitamento de água de chuva e criação da peça teatral Água no Sertão. A iniciativa exigiu muito empenho e criatividade dos alunos, estimulados pela direção e educadores do Cesam, com apoio dos técnicos sociais do Distrito Oeste da Copasa.

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato