Reforma Agrária

14h26min - 27 de Maio de 2010 Atualizado em 11h59min - 01 de Julho de 2013

Mais 587 títulos de propriedade são entregues no interior do Estado

BELO HORIZONTE (27/05/10) - O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado Extraordinária para Assuntos de Reforma Agrária (Seara) e o Instituto de Terras do Estado de Minas Gerais (Iter), entregou 587 títulos de propriedade (21 urbanos e 566 rurais) em mais três municípios nessa quarta-feira (26).

Três mil pessoas foram beneficiadas com o documento que lhes dá segurança jurídica da posse e abre para elas as oportunidades de acesso a linhas de crédito e programas de governo. Os títulos foram entregues em Virgem da Lapa (21 urbanos e 145 rurais), Araçuaí (311) e Rubelita (110).

Representando o secretário Manoel Costa, o diretor fundiário do Iter, Gilson Freitas, durante a entrega de 166 de títulos (145 rurais e 21 urbanos) em Virgem da Lapa, no Vale do Jequitinhonha, falou da importância que o Governo de Minas vem dando à questão fundiária. “Não há desenvolvimento sem uma boa base. É isso que nós estamos fazendo aqui hoje, solidificando essa base para um grande desenvolvimento”.

Para o presidente do Sindicado dos Trabalhadores Rurais de Virgem da Lapa, José Dias de Carvalho, “foi um dia de alegria para os pequenos agricultores que receberam o seu título de propriedade”. Dias, também ressaltou a importância de registrar o documento no cartório para que ele tenha validade.

Pequenos proprietários

O beneficiário Antônio Campos Jardim, da Fazenda Paredão, comemorou a entrega do seu documento. “Ontem foi o meu aniversário e estou recebendo o melhor presente da minha vida. Sempre acreditei que um dia iria receber esse título. Com ele posso fazer melhorias onde moro”, afirmou.

Em Araçuaí, no Vale do Jequitinhonha, durante a entrega de 311 títulos rurais, na Câmara Municipal, o prefeito Aécio Silva Jardim afirmou que a entrega de títulos é um ato importante para o município. Ao todo já foram 498 títulos entregues no município.

“Uma espera de 25 anos que chega ao fim”, com essas palavras o José Osvaldo Ramalho define bem o tempo que aguardou pelo seu título. Agora Ramalho é o proprietário de fato e de direito da Fazenda Água Boa de 3 hectares.

A terceira cidade visitada nessa quarta-feira (26) pela comitiva da Seara/Iter foi Rubelita, no Norte de Minas. A quadra poliesportiva, onde aconteceu a solenidade de entrega dos títulos de propriedade, ficou pequena para receber os 110 posseiros beneficiários.

Gerson Gonçalves Dias, proprietário da Fazenda Cachoeira de 32 hectares, disse estar realizado após receber o seu título. Há 50 anos esperava por esse momento. Segundo Dias, a ajuda que o Governo do Estado deu à sua vida não tem preço.