17h00min - 18 de Maio de 2009 Atualizado em 13h17min - 01 de Julho de 2013

Mapeamento de riscos: Governo capacita técnicos na RMBH

SANTA LUZIA (18/05/09) - A cidade de Santa Luzia, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), já está oferecendo o curso de capacitação para equipes municipais em Mapeamento de Riscos em Encostas e Margens de Rios, promovido pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional e Política Urbana (Sedru) em parceria com o Ministério das Cidades. Esta iniciativa faz parte da ação para Redução de Risco em Assentamentos Precários do Programa de Urbanização, Regularização e Integração de Assentamentos Precários, Ação de Apoio à Prevenção e Erradicação de Riscos em Assentamentos Precários do Ministério das Cidades.

A abertura dos estudos em Santa Luzia foi realizada nesta segunda-feira (18) e o curso prossegue até sexta-feira (22), totalizando 40 horas de estudo. Estão particpando representantes de todos os 34 municípios que compõem a Região Metropolitana de Belo Horizonte. A Sedru foi representada, na abertura do evento, pela subsecretária de Desenvolvimento Metropolitano, Maria Madalena Franco Garcia, que destacou a importância da iniciativa e da formação de novas equipes para atendimentos em casos de emergência. “O que queremos é capacitar pessoas para prevenir ou mesmo minimizar possíveis danos ou estragos causados pelas chuvas em áreas delicadas”, frisou. Madalena Garcia também ressaltou que a Sedru está fazendo um amplo mapeamento das áreas de risco na RMBH, priorizando municípios em que a Defesa Civil registrou o maior número de ocorrências. “Pretendemos, inclusive, ampliar esse mapeamento atendendo uma população cada vez maior”, disse.

Para o representante do Ministério das Cidades, o economista Frederico Seabra, é importante que haja uma melhor gestão referente às áreas de risco por parte dos municípios para evitar tragédias que muitas vezes custam vidas humanas. “Em Minas Gerais podemos observar claramente que a política de prevenção de riscos do Ministério das Cidades está funcionando”, disse.

O curso, que teve início nesta segunda-feira, vai capacitar técnicos dos municípios que compõem a RMBH. O processo de capacitação das equipes técnicas municipais, a partir de modelo proposto pelo Ministério das Cidades para elaboração dos Planos Municipais de Redução de Risco, contribuirá para elevar o conhecimento da suscetibilidade e vulnerabilidade das cidades frente às áreas de risco, orientando sobre os procedimentos de ocupação e uso do solo. O objetivo é fornecer aos municípios instrumentos para a elaboração de políticas de gerenciamento de risco que se articulem com os programas de produção habitacional de interesse social, urbanização e regularização de assentamentos precários e com a Defesa Civil. O curso pretende auxiliar as prefeituras a diagnosticar e dimensionar os problemas em seus territórios, planejando as intervenções necessárias e implantando planos de contingência para períodos de chuvas.

Para a realização dos cursos, a Sedru contratou uma equipe de consultores da Unesp/ Funep, que serão responsáveis pelas atividades didáticas da capacitação. O curso consiste em atividades em sala de aula e visitas de campo, com visita técnica a um setor de risco por escorregamento e ou inundação.