Minas por Região
Trabalho / Social

12h55min - 11 de Outubro de 2015 Atualizado em 12h49min

Meninos e meninas de ONG celebram o direito de ser criança em programa social

Associação Projeto Providência é uma das mais de 40 entidades que recebem apoio financeiro do Fundo para a Infância e Adolescência, vinculado à Sedpac

O espírito de alegria, de festividade e de muita brincadeira invadiu, na sexta-feira (9/10), as salas, pátios e quadras da Associação Projeto Providência, em Belo Horizonte. A instituição atende 1.500 crianças em situação de vulnerabilidade social e é uma das 40 que recebem apoio da Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Participação Social e Cidadania (Sedpac).
 
O clima na associação, motivado pelas comemorações do Dia das Crianças, traduz um pouco a missão diária da ONG, que busca o desenvolvimento integral da criança, incluindo atividades lúdicas no exercício dos direitos e da cidadania.
 
Assim como as outras 39 entidades, a Associação Projeto Providência recebe recursos do Fundo para a Infância e Adolescência (FIA). O Fundo é gerenciado pelo Conselho Estadual da Criança e do Adolescente (Cedca), e os recursos são repassados pela Sedpac, a quem o Cedca é vinculado. 
 
Segundo Rosilene Patrício, uma das diretoras do Projeto Providência, a instituição já tem projeto aprovado para este ano no valor de R$ 530 mil, que serão repassados via FIA.
 
Além de financiamentos a projetos por meio do FIA, que são etapas pontuais, as políticas públicas do Governo de Minas Gerais para as crianças e os adolescentes são amplas e envolvem ações que integram municípios e sociedade civil organizada.
 
Essa atuação inclui, entre outros projetos, políticas de educação, saúde, assistência social, esporte e lazer, meio ambiente, transporte e segurança.   
 
Neste Dia das Crianças, segundo a coordenadora Estadual da Política Pro-Criança e Adolescente da Sedpac, Célia Nahas, é importante reafirmar os diretos das crianças e dos adolescentes.
 
Segundo a coordenadora, a intenção do Governo do Estado é garantir a “transversalidade” e a articulação das políticas públicas para a garantia e efetivação desses direitos.  “A responsabilidade é de todos, da família, da sociedade e do poder público”, destacou Célia Nahas.
 
Assistência
 
O Projeto Providência possui unidades nos bairros Taquaril, Jardim Vitória (Vila Maria) e no Aglomerado da Serra (Fazendinha). A instituição oferece, gratuitamente, educação infantil para crianças de 3 a 5 anos e desenvolve projetos de socialização para meninos e meninas de 6 a 14 anos.
 
A assistência para as crianças maiores é no contraturno da escola formal, com oficinas de dança, esportes, arte culinária, costura, arte circense, teatro, percussão e aulas de apoio escolar.
 
De rosto pintado, o garoto Gabriel Vinicius Custódio Vitorino, de 12 anos, não escondia a alegria e a animação nas brincadeiras do Dia das Crianças. Ele exibiu um pouco do que aprendeu durante as oficinas, como malabarismo e equilíbrio no monociclo. 
 
“Aqui todos têm o direito de ser criança”, diz Gabriel, que é  atendido pela Associação Projeto Providência na Vila Maria desde os 3 anos de idade.
 
“Recebemos aqui crianças desprovidas de recursos financeiros, de afeto, com autoestima baixa e falta de perspectiva para o futuro. Então procuramos amenizar essa situação, proporcionando um ambiente acolhedor e uma metodologia pedagógica que prepara a criança para a vida”, afirma Rosilene Patrício.

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato