10h18min - 09 de Outubro de 2015 Atualizado em 10h16min

Minas Gerais é destaque em número de inscritos na Iniciativa Educadores do Brasil

Estado recebeu 1.488 inscrições no Prêmio Professores do Brasil e 764 inscrições no Prêmio Gestão Escolar

Minas Gerais é o estado brasileiro com o maior número de inscritos na “Iniciativa Educadores do Brasil”. Foram 1.488 inscrições concluídas no Prêmio Professores do Brasil (PPB) e 764 inscrições concluídas no Prêmio Gestão Escolar (PGE).

Com esses números, o estado conquistou o primeiro lugar em relação ao número de inscritos. Tocantins ficou em segundo lugar, com 457 inscrições no PGE. Já no Professores do Brasil foi o estado de São Paulo que ficou em segundo lugar, com 912 inscritos.

As inscrições para a “Iniciativa Educadores do Brasil” foram encerradas no dia 28 de setembro. Ao todo, foram concluídas 3.657 inscrições no Prêmio Gestão Escolar e 5.794 no Prêmio Professores do Brasil.

Incentivo estadual

A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) irá realizar uma premiação própria para os professores e diretores que se destacarem na ‘Iniciativa Educadores do Brasil’. Para isso, foram publicados dois editais: um sobre o Prêmio Professores do Brasil (Edital SEE nº 01/2015) e outro sobre o PGE (Edital SEE nº 02/2015).

De acordo com os editais, serão distribuídos 46 prêmios de R$10 mil para as escolas que forem destaques locais no Prêmio Gestão Escolar e um prêmio de R$20 mil para a escola que for Destaque Estadual.

Já para o Prêmio Professores do Brasil serão distribuídos seis prêmios de R$ 6 mil, para os professores Destaques Estaduais, sendo um de cada categoria. Serão mais de R$500 mil em prêmios.

Conheça os prêmios

Prêmio Professores do Brasil (PPB) - Destaca as experiências pedagógicas desenvolvidas pelos professores das escolas públicas, instituições educacionais comunitárias, filantrópicas e conveniadas aos sistemas públicos de ensino, em uma das etapas da educação básica e que, comprovadamente, tenham tido êxito, considerando as diretrizes, metas e estratégias propostas no Plano Nacional de Educação.

O PPB contempla seis categorias de premiação, sendo elas: Creche (educação infantil); Pré-escola (educação infantil); Ciclo da Alfabetização (1º, 2º e 3º anos – anos iniciais do ensino fundamental); 4º e 5º anos (anos iniciais do ensino fundamental); 6º ao 9º anos (anos finais do ensino fundamental); e Ensino Médio.

Prêmio Gestão Escolar – É aberto a escolas públicas estaduais e municipais de ensino regular da educação básica (educação infantil, ensino fundamental e ensino médio) e tem entre os seus objetivos estimular o desenvolvimento da gestão democrática e eficaz na escola, tendo como foco o compromisso com o ensino, a aprendizagem, e com os resultados das avaliações externas nacionais e as realizadas pelo Sistema Mineiro de Avaliação da Educação Pública (Simave), e apoiar o desenvolvimento de uma cultura de autoavaliação da gestão escolar.

Nacional

O Prêmio Professores do Brasil irá contemplar cinco professores em cada uma das seis categorias. Cada ganhador receberá R$ 7.000,00. Dos 30 professores selecionados, o Comitê Nacional, a partir da análise dos relatos, definirá seis, um por categoria, que receberão premiação extra no valor de R$ 5.000,00. A premiação será paga pelo MEC.

Já a premiação do ‘Prêmio Gestão Escolar’ será feita pelo Consed e irá certificar as escolas que forem consideradas ‘Destaque Local’ e ‘Destaque Estadual’. As cinco escolas ?nalistas e a vencedora receberão o diploma de ‘Destaque Regional’ e ‘Referência Brasil’, respectivamente.

Também haverá premiação em dinheiro, sendo: R$ 6.000,00 para as escolas indicadas como ‘Destaque Estadual/Distrital’; R$ 10.000,00 para as escolas selecionadas como ‘Destaque Regional’; R$ 30.000,00 para a escola classi?cada como ‘Referência Brasil’. O diretor da escola "Referência Brasil" receberá R$ 6.000.00. A premiação não será cumulativa.

Tocha Olímpica

O Comitê Nacional definirá, dentre os 30 professores premiados, dois) que terão o direito de carregar a tocha no evento de Revezamento da Tocha Olímpica em 2016, patrocinado pela Coca-Cola Brasil, tendo como critério de seleção a identificação de valores ligados ao espírito olímpico e/ou estímulo à prática de atividade física nas experiências pedagógicas, se houver.