Minas por Região
Minas em Destaque

16h10min - 08 de Outubro de 2015 Atualizado em 16h06min

Minas Gerais faz a melhor cachaça artesanal do país

Estado é responsável por 60% da produção da pinga de alambique, com variações de sabor dependendo da região onde é feita

São muitos os possíveis roteiros da cachaça. Em Minas, então, é difícil ter um passeio definitivo. Qualquer região, cidade, distrito ou vilarejo do estado tem um pequeno produtor rural que fabrica o destilado. E cada alambique traz sua identidade própria, seu sabor característico e história. Mas não se trata de ir conhecer qualquer produção. O interessante é procurar as pingas de qualidade, brancas ou amarelas, fabricadas de forma artesanal e em alambiques de cobre. Em cada região de Minas, a bebida apresenta suas individualidades.

Seguindo o caminho da exploração do ouro, de Tiradentes a Ouro Preto, se encontram as cachaças mais amareladas, envelhecidas em barris de carvalho. Já no Norte, no eixo Januária-Salinas, são as madeiras brasileiras que agregam valor único ao produto. Um dos passeios mais conhecidos no universo da pinga é o Parque Ecológico e Alambique Vale Verde, em Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Prestes a completar 13 anos de história, já se tornou um dos empreendimentos turísticos mais importantes da Grande BH. Projetado para ser um ambiente de lazer familiar, o parque conta com viveiros de animais, trilha ecológica, pedalinho, tirolesa, arvorismo, escalada e muitas outras atrações, em mais de 300 mil metros quadrados. Mesmo com todas essas outras atividades, a visita ao processo de produção sustentável das cachaças Vale Verde e Minha Deusa e ao museu que conta a história da bebida são o carro-chefe do empreendimento.

Clique aqui para ler a reportagem do Estado de Minas na íntegra.

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato